Destak

Mulheres estão cada vez mais exigentes consigo

Estudo conclui que 64% das mulheres portuguesa­s não se consideram muito bem sucedidas.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Como olham as mulheres de hoje para o sucesso? Foi este o ponto de partida para um estudo da Netsonda para a Evax, onde se conclui que as portuguesa­s consideram-se diferentes e autênticas. Os resultados, revelados ao Destakem primeira mão, indicam que 84% dasmulhere­stêmasuapr­ópriadefin­ição de sucesso e 76% defendem que o êxito vai para além do aspeto material.

O sucesso não é apenas ter um emprego bem pago: 71% das inquiridas gostariam de viajar mais e 54% desejam tirar mais partido das coisas boas da vida. Esta visão alargada não tira ambição. As mulheres estão, inclusive, mais exigentes consigo mesmas: 64% considera que não é muito bem-sucedida e apenas 10% se confessa totalmente realizada.

As mulheres da nova geração (que tem entre 20 e 35 anos), comparativ­amente às suas mães, «abraçam com mais flexibilid­ade e sentido de liberdade pessoal dimensões de vida que tendem a ser transgerac­ionais, como o projeto de família, maternidad­e, autoestima e saúde», explica Filipa Jardim da Silva. A psicóloga clínica e coach profission­al acrescenta ao Destakque «asnovasmul­herescresc­eramevivem com fronteiras e limites muito mais expandidos, numa verdadeira aldeia global que lhes oferece múltiplas referência­s e realidades, pelo que tendem a construir uma identidade de forma mais diferencia­da e empoderada».

 ??  ?? As fronteiras e os limites da mulher de hoje estão muito mais expandidos
As fronteiras e os limites da mulher de hoje estão muito mais expandidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal