Destak

Stress e saúde mental dominam preocupaçõ­es

Empresas portuguesa­s estão atentas às necessidad­es dos seus colaborado­res, mas têm de lidar com a falta de orçamento para as medidas necessária­s.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Ostress e a saúde mental são em Portugal as principais preocupaçõ­es que afetam a saúde e o bem-estar dos colaborado­res portuguese­s, com a saúde financeira a figurar em 2º lugar. Esta é uma das conclusões do inquérito realizado pela Aon sobre saúde nas empresas, a que o Destak teve acesso, no qual participar­am 70 empresas portuguesa­s.

O grande desafio para Portugal é melhorar o engagement dos colaborado­res. O budget para implementa­r programas de saúde no país é o principal constrangi­mento para as empresas, sendo que apenas 14% analisa ou monitoriza o resultado da implementa­ção dos seus programas de saúde.

No entanto, este inquérito conclui que as empresas portuguesa­s estão um passo à frente das suas homólogas na Europa, otimizando da melhor forma o orçamento para programas de saúde e bem-estar, faltando apenas a monotoriza­ção com métricas adequadas para maximizar o impacto destes programas.

Investir na saúde

O Aon EMEA Health Survey 2018 abrange mais de 900 empresas na Europa, África e Médio Oriente, de 25 setores e 2,7 milhões de colaborado­res. A nível global, a maioria das empresas reconhece a importânci­a de ter um programa de saúde e bem-estar, que esteja bem definido e seja bem comunicado, e que há uma correlação entre a saúde dos seus colaborado­res e o seu desempenho.

Nesse sentido, quase 70% dos inquiridos têm um orçamento específico para financiar iniciativa­s na área da saúde ou pretendem ter nos próximos dois anos.

 ??  ?? Apenas 14% das empresas monitoriza­m os resultados dos programas de saúde
Apenas 14% das empresas monitoriza­m os resultados dos programas de saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal