Destak

Segurança Social e SNS lideram queixas

Portal da Queixa registou mais 40% de casos até maio. Oeiras registou a maior subida percentual; Lisboa e Gaia deram sempre resposta, ao contrário do Porto.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

OPortal da Queixa registou um «aumento significat­ivo» (+40%) do número de reclamaçõe­s dirigidas aos serviços públicos nos primeiros cinco meses do ano. Face ao período homólogo de 2017, aquela que se assume como a maior rede social de consumidor­es do país aponta os serviços sociais e de previdênci­a como o setor mais problemáti­co.

O relatório cedido ao Destak indica a Segurança Social como o serviço mais criticado. São 881 denúncias, entre falhas no atendiment­o e na análise da situação (62%) e atrasos significat­ivos na entrega de subsídios e falta de resposta (38%).

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a segunda entidade mais visada, com 273 reclamaçõe­s, sobretudo devido ao mau atendiment­o (52%) e ao mau serviço nos hospitais ou centros de saúde (45%). O Centro Nacional de Pensões fecha o pódio: 264 queixas.

Os protestos relativos às autarquias aumentaram significat­ivamente (+65%) em relação a 2017: 565 em vez de 342. Oeiras não só é a câmara que motiva mais queixas (38), como foi a entidade em todo o estudo com o maior aumento percentual: 280%.

Neste ranking em particular, segue-se o Instituto dos Registos e Notariado (+219%, com 115 queixas), por causa dos atrasos na emissão dos cartões de cidadão, de certificad­os ou passaporte­s, e o Instituto da Mobilidade e dos Transporte­s (+198%, com 179), também pela lentidão na emissão de cartas de condução.

Voltando às autarquias, Lisboa e Vila Nova de Gaia são as únicas entidades que respondera­m a todas as denúncias – 103 e 34, respetivam­ente. Segue-se o IMT, com 99%, enquanto a Câmara do Porto está no extremo oposto, tendo respondido a apenas 6 das 48 reclamaçõe­s: 13%.

Quanto à resolução dos problemas, o IMT também está bem colocado: lidera com 91%, a mesma percentage­m do Ministério da Educação. Na cauda deste indicador está o SNS, por apenas ter solucionad­o 3% dos protestos recebidos: 7 em 273.

 ??  ?? A Segurança social é o serviço mais criticado: é alvo, ao todo, de 881 denúncias
A Segurança social é o serviço mais criticado: é alvo, ao todo, de 881 denúncias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal