Destak

“Operalia” pela primeira vez na cidade de Lisboa

Famoso e prestigiad­o concurso internacio­nal de ópera vai se realizar pela primeira vez na capital em agosto.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Oconcurso internacio­nal de ópera “Operalia”, uma iniciativa do tenor espanhol Plácido Domingo, realizase pela primeira vez em Lisboa, entre agosto e setembro próximos, anunciou o Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC). O São Carlos, em Lisboa, vai assim ser o cenário da 26ª edição do prestiagia­do evento, de 27 de agosto e 2 de setembro, concurso ao qual se candidatar­am 40 cantores líricos, de 24 países, entre os quais os portuguese­s Rita Marques (soprano) e Luís Gomes (tenor), e a meiosopran­obrasileir­ajosysanto­s–arússiaéop­aíscomomai­ornúmerode­can didatos, seis, seguindo-se os EUA, com cinco, e a Itália e a China, com três cada.

“Rampa de lançamento”

Através de comunicado, o TNSC, salienta que este concurso tem vindo a descobrir «tem servido de rampa de lançamento para muitos talentos da nova geração» da ópera: entre os vencedores de anteriores edições contamse nomes como Nina Stemme, Joyce Didonato, Joseph Calleja, Ana María Martínez, Rolando Villazón, Arturo Chacón e Sonya Yoncheva.

Ao Operalia podem candidatar-se cantores líricos de todo o mundo, entre os 18 e os 32 anos, em todas as categorias vocais. Os 40 finalistas deste ano são, maioritari­amente, meiosopran­os e tenores, havendo dois baixos e dois baixos-barítonos e, os restantes, sopranos e barítonos.

 ??  ?? 1ª edição do Operalia teve lugar em Paris em 1993: 26ª vai ser no TNSC
1ª edição do Operalia teve lugar em Paris em 1993: 26ª vai ser no TNSC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal