Destak

Portugal de Santos nunca foi tão batido

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Os próximos dias trarão mais justificaç­ões para a eliminação da Seleção Nacional, mas a segurança defensiva não foi a mesma e o número de golos sofridos disparou.

Passado o primeiro choque, será tempo de escalpeliz­ar o que ditou o afastament­o, para muitos demasiado prematuro, da Seleção Nacional do Mundial. Desde o primeiro jogo, apesar do empate com Espanha, que o nível das exibições foi questionad­o e não faltarão teorias para o justificar.

Das indefiniçõ­es no esquema tático (entre o 4-4-2 e o 4-3-3) à falta de um plano de recurso eficaz, passando pelo momento de forma de vários jogadores (João Mário e Raphaël Guerreiro não tiveram um terço da influência demonstrad­a no Europeu; William Car-

valho e Adrien pareceram lentos e sem ritmo; Bernardo Silva e Gonçalo Guedes não demonstrar­am o nível evidenciad­o nos clubes ao longa da época; André Silva acrescento­u pouco), um acumular de situações ditou que a Seleção Nacional fosse ineficaz no ataque (ver texto ao lado) e na defesa.

Essa permeabili­dade fica demonstrad­a pelos números: neste Mundial, Portugal sofreu 6 golos em 4 jo- Harry Kane INGLATERRA

Romelu Lukaku BÉLGICA

Cristiano Ronaldo PORTUGAL

gos; na Taça das Confederaç­ões, também em solo russo há precisamen­te um ano, permitiu metade (3) em mais partidas (5); e no Euro 2016 de boa memória conseguiu sofrer menos golos (5) em praticamen­te o dobro dos encontros (7).

O mais estranho é que o quarteto defensivo é o mesmo com que Portugal foi campeão europeu, tal como o guarda-redes (Rui Patrício) e os dois médios de maior contenção (William e Adrien). Mas a menor eficácia defensiva não foi um problema de agora. Juntanto os jogos particular­es, Portugal sofreu 12 golos em 9 jogos em 2018. Nunca no consulado de Santos Portugal foi tão batido: 8 em 15 em 2017; 11 em 17 em 2016; e 8 em 10 em 2015.

Média de golos por jogo que Portugal consentiu este ano é de 1,33, o dobro face a 2016: 0,64

 ??  ?? Legenda
Legenda
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal