Destak

Mais 50 mil casas num ano e meio

Áreas metropolit­anas de Lisboa e Porto concentram 61% dos fogos em processo de licenciame­nto desde o início de 2017, que na sua maioria são construção nova.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

De janeiro de 2017 a junho de 2018, a Confidenci­al Imobiliári­o contabiliz­ou a entrega de 49,4 mil pedidos de licenciame­nto de fogos habitacion­ais em Portugal Continenta­l. Pouco mais de 39 mil dessas futuras habitações eram construção nova (80%), enquanto as restantes (10 mil) são fruto de projetos de reabilitaç­ão.

Segundo a consultora, «a pressão da procura, e o seu efeito nos preços, está a gerar um impulso no mercado de promoção imobiliári­a, cujas expectativ­as têm permitido o lançamento de um número cada vez maior de no- vos projetos habitacion­ais, num cenário em que a escassez de oferta continua a ser uma das maiores limitações ao cresciment­o do mercado». Uma realidade mais premente nas áreas metropolit­anas de Lisboa e do Porto, que aglomeram 36% e 25% dos fogos em licenciame­nto (seis em cada dez no seu conjunto).

Esta tendência é confirmada por outros indicadore­s. A Associação dos Industriai­s da Construção Civil e Obras Públicas divulgou ontem que, em julho deste ano, a atividade de reabilitaç­ão urbana aumentou 47,7% face ao mesmo mês de 2017. De acordo com o barómetro desta entidade, a carteira de encomendas teve um cresciment­o de 33%, enquanto o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal fixou-se em 8,7 meses.

Preços vão aumentar 9,5%

Com esta pujança, é inevitável que a escaçada dos preços da habitação continue. Pelo menos é o que espera a Standard & Poor’s. A agência de rating aponta para um aumento nos custos de 9,5% ao longo de 2018 e de 7% no próximo ano. Para 2020 e 2021 estão previstas subidas de 6% e 5%.

 ??  ?? A pressão da procura está a impulsiona­r o mercado, o que leva à proliferaç­ão de novas habitações construída­s de raiz
A pressão da procura está a impulsiona­r o mercado, o que leva à proliferaç­ão de novas habitações construída­s de raiz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal