Destak

Site ajuda a comparar comissões da banca

Ferramenta permite analisar valores máximos nos principais serviços das contas de pagamento.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Chama-se Comparador de Comissões e vai estar disponível no Portal do Cliente Bancário a partir de 1 de outubro. Com esta ferramenta, o Banco de Portugal pretende cumprir uma diretiva comunitári­a, que impõe uma maior transparên­cia nas comissões bancárias, o que passa também por usar uma denominaçã­o comum para os serviços prestados.

Esta plataforma online vai reunir informação sobre 93 comissões cobradas por 200 instituiçõ­es, entre bancos, sociedades financeira­s de crédito e espaços comerciais (hipermer- cados, por exemplo). Cada uma destas entidades terá de atualizar regularmen­te os valores que cobra, sob pena de incorrer em multas.

O Comparador de Comissões vai escrutinar os montantes cobrados pela manutenção de conta (simples ou de pacote), a disponibil­ização de cartões de débito e de crédito, a cedência de cartões privativos ou os levantamen­tos de numerário. Mas há mais. O aditamento de numerário a crédito (mais conhecido como cash advance), a requisição e entrega de cheques cruzados, as transferên­cias a crédito ou as ordens permanente­s como transferên­cias regulares também poderão ser comparados.

Outra grande vantagem deste portal é que a simulação poderá ser feita antes de o consumidor fazer a sua escolha, que assim será melhor.

 ??  ?? Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, cumpre diretiva da UE
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, cumpre diretiva da UE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal