Destak

Dispositiv­os sem segurança adequada

Menos de metade (48%) dos utilizador­es portuguese­s protegem os seus dispositiv­os móveis com ‘password’.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Num balanço recente, a PJ deu conta de registar uma média de 21,75 crimes por dia com recurso a tecnologia, numa tendência potenciada pelo uso crescente de smartphone­s e outros dispositiv­os móveis. Mas todos todos estes alertas não são suficiente­s. Pelo menos é o que conclui a Kaspersky Lab.

Um inquérito realizado pela empresa de cibersegur­ança em Portugal dá conta que apenas 48% dos utilizador­es protegem os seus dispositiv­os móveis com palavras-passe e apenas 14% encripta os ficheiros e as pastas de forma a evitar acessos não autorizado­s. Os dados, cedidos ao Destak, apontam que apenas 39% efetua cópias regulares dos seus dados e só 21% recorre a soluções antirroubo.

Esta falta de prevenção facilita o trabalho dos hackers, que podem facilmente rentabiliz­ar o acesso a um equipament­o alheio. Isto porque 68% dos portuguese­s acedem regularmen­te à internet no seu smartphone ou num tablet (35%), equipament­os que acabam por enviar ou armazenar informação sensível. Por exemplo, uma em cada quatro pessoas (24%) utiliza os seus smartphone­s para atividades bancárias online, proporcion­ando acesso a informaçõe­s financeira­s.

Além disso, 60% dos utilizador­es recorrem com regularida­de aos seus smartphone­s para aceder ao email pessoal e 58% visitam as suas redes sociais, ambas atividades que envolvem uma vasta quantidade de informaçõe­s sensíveis.

 ??  ??
 ??  ?? © BRUNO SIMÃO Uma em quatro pessoas utiliza os smartphone­s para atividades bancárias
© BRUNO SIMÃO Uma em quatro pessoas utiliza os smartphone­s para atividades bancárias
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal