Destak

UNICEF preocupada com casos de bullying

Relatório aponta queixas de 38% dos adolescent­es portuguese­s com idades entre os 13 e os 15 anos.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Cerca de 150 milhões de jovens entre os 13 e os 15 anos – metade dos alunos com essa idade em todo o mundo – relatam ter passado por violência entre pares na escola ou nas imediações desta. Esta é a principal conclusão de um relatório hoje publicado pela UNICEF equeo Destak antecipa.

O documento inclui dados sobre Portugal, nomeadamen­te: 38% dos adolescent­es com idades entre os 13 e os 15 anos reportaram ter sofrido bullying na escola nos meses anteriores; 31% dos adolescent­es entre os 11 e 15 anos relataram praticar bullying contra pares na escola pelo menos uma vez nos últimos dois meses; quase metade (46%) dos adolescent­es dos 13 aos 15 anos indicaram ter sofrido bullying pelo menos uma vez nos dois últimos meses e/ou terem estado envolvidos em confrontos físicos pelo menos uma vez no último ano.

Medidas a aplicar

Além de lançar uma campanha globar para acabar com esta violência, a UNICEF pedem ação imediata dos governante­s que passe por implementa­r políticas que protejam os alunos nas escolas, reforçando as medidas de prevenção, sobretudo com «investimen­tos mais eficazes e direcionad­os a soluções comprovada­s». Também a recolha de dados deverá ser melhorada, bem como ao apoio aos jovens que denunciam os casos.

 ??  ?? Muitos casos de violência psicológic­a acabam a provocar confrontos físicos
Muitos casos de violência psicológic­a acabam a provocar confrontos físicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal