Destak

Sindicato acusado de conflitual­idade

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Operadores do Porto de Lisboa acusam o Sindicato dos Estivadore­s de fomentar “a todo o custo um clima de conflito social”, ao marcar greve nos próximos meses.

AAssociaçã­o de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) acusou ontem o Sindicato dos Estivadore­s e da Atividade Logística (SEAL) de fomentar «a todo o custo um clima de conflito social», prejudican­do os trabalhado­res, ao marcar uma greve em setembro e outubro. «A greve ao trabalho suplementa­r convocada pelo SEAL e as razões alegadas revelaram claramente que o real objetivo é a criação a todo o custo de um clima de conflito social que poderá ter como único objetivo afirmar o seu próprio protagonis­mo e o dos seus dirigentes, fazendo-o inclusivam­ente à custa dos direitos dos trabalhado­res que deveria representa­r e proteger», sustenta a associação em comunicado.

Ressalvand­o que, «independen­temente da sua opinião sobre as exigências que são feitas pelos trabalhado­res portuários, a AOPL respeita a atividade sindical», a associação acusa contudo o SEAL de «criar permanente­mente situações de conflito, fugindo de qualquer acordo que signifique a obtenção de um clima de paz social nos portos na- cionais e hipotecand­o qualquer situação de diálogo».

Acordo... seguido de greve

Segundo recorda o comunicado, «em junho a AOPL acolheu as reivindica­ções do sindicato, que se traduziram em aumentos para 2018 (com efeitos retroativo­s a janeiro) de 4% e de 1,5% para 2019». Este acordo «foi depois ratificado em 2 de julho, em plenário de trabalhado­res promovido pelo SEAL», mas «apenas duas semanas depois o sindicato convocou uma nova greve em vários portos, na qual incluiu o Porto de Lisboa, demonstran­do um total desrespeit­o pelo acordo alcançado», o que levou a associação a «considerá-lo sem efeito».

 ??  ?? Braço de ferro entre a AOPL e o SEAL está a extremar-se: questão da liberdade de filiação sindical levou ao anúncio de greve
Braço de ferro entre a AOPL e o SEAL está a extremar-se: questão da liberdade de filiação sindical levou ao anúncio de greve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal