Destak

Celebrar o património comum europeu

As Jornadas Europeias do Património (JEP) 2018 vão decorrer nos dias 28, 29 e 30 de setembro em todo o país sob o tema “Partilhar Memórias”, anunciou a DGPC.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Iniciativa­conjuntado­conselhoda Europa e da Comissão Europeia, as JEP são um evento cultural que envolve mais de 70 mil atividades, com o objetivo de sensibiliz­ar para o património comum da Europa e para a necessidad­e da sua proteção. Segundo comunicado da entidade, cujos espaços culturais tutelados promovem atividades em todo o país, o evento é uma oportunida­de para «aproximar os cidadãos e realçar o valor do património cultural que a todos pertence».

Desde 1985

A DGPC - Direção-geral do Património Cultural, entidade que coordena a programaçã­o e divulgação das JEP a nível nacional, convidou as entidades públicas e privadas a associarem­se a estas jornadas para organizare­m atividades para o público. Este ano 2018 celebra-se o Ano Europeu do Património Cultural, e, nesse âmbito, as JEP propuseram-se assinalar a importânci­a da «partilha de memórias, entendida como fator de cidadania, de dignidade e de democracia».este ano, as celebraçõe­s – festivais, visitas guiadas, workshops, exposições, espetáculo­s – prolongam-se desde finais de agosto a outubro, consoante os países.

Celebradas nos 50 estados signatário­s da Convenção Cultural Europeia, as JEP evidenciam a diversidad­e das tradições e saberes locais, estilos arquitetón­icos e obras de arte que, no seu conjunto, constituem o património europeu – Lançadas pelo Conselho da Europaemfr­ança,noanode198­5,asjep são organizada­s conjuntame­nte com a Comissão Europeia desde 1999.

 ??  ?? As JEP foram lançadas pelo Conselho da Europa em França, no ano de 1985
As JEP foram lançadas pelo Conselho da Europa em França, no ano de 1985

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal