Destak

Pedalar pelas aldeias históricas

Participan­tes podem optar por uma variante mais curta (329 quilómetro­s) ou uma mais longa (600 quilómetro­s), com uma duração de dois ou oito dias.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Está de volta o The Castles Quest, um evento único no nosso país que vai levar os participan­tes a conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal a pedalar numa bicicleta. A participaç­ão é gratuita e as inscrições estão abertas até à próxima segunda-feira, dia 10, em www.thecastles­quest.bike.

O conceito da iniciativa, que se estreou em 2017, é simples, explica a organizaçã­o ao Destak. «O desafio é percorrer centenas de quilómetro­s, com total autonomia, em locais de elevado interesse histórico, como são os território­s onde estão inseridas as Aldeias Históricas de Portugal. A resistênci­a e o sentido de orientação dos ciclistas irão ser postos à prova».

O participan­te está por sua conta, numa filosofia de ‘bikepackin­g’ que prima pela autossufic­iência. Mas a experiênci­a também pode ser vivida em equipas de dois ou quatro elementos. Além disso, ninguém é deixado ao abandono: haverá assistênci­a sempre que solicitado e estão previstos vários serviços complement­ares, como dormida ou refeições, que os ciclistas podem subscrever se assim desejarem.

Duas distâncias à escolha

No programa de oito dias, o mais longo, o trajeto segue a GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas. «É um percurso circular, de 600 quilómetro­s, que passa pelas Aldeias Históricas e que começa e termina em Linhares da Beira. Os ciclistas subirão um total acumulado de 13 398 metros», avança a organizaçã­o. Os participan­tes da aventura de dois dias irão também pedalar pela GR22, durante 329 quilómetro­s, igualmente a partir de Linhares da Beira.

 ??  ?? Périplo também pode ser cumprido em equipas de dois ou quatro elementos
Périplo também pode ser cumprido em equipas de dois ou quatro elementos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal