Destak

Estatístic­as e sondagens

- JOAQUIM A. MOURA Penafiel EMANUEL CAETANO Ermesinde

Estatístic­as e sondagens são estudos que se assemelham, e deles se aproveita o que melhor nos serve. Agora surgiu um trabalho, com vídeo e tudo, de uma empresa especializ­ada em tratamento de resíduos e coisas sem préstimo, a dizer-nos que somos todos fazedores de lixo. Em média, cada português produz por mês cerca de 40 kg de lixo. Obriga-me tal estudo a reflectir.

Sendo eu um austero consumidor de tudo que enche prateleira­s e montras comerciais – por razões de pobreza –, que se move a pão, por vezes com uma salsicha de lata, entalada, e água – que é o mesmo que dizer, um tipo que mal ganha para a côdea e para um caneco –, como é possível fazer parte da estatístic­a agora divulgada em jeito de propaganda para fins justificat­ivos de certo mercado?

Não tendo eu matéria usada ou podre para despejar no contentor (já que nem cascas sobram para deitar fora) ou largar em saco à porta de casa para ser recolhido pelo camião próprio para o efeito, logo pela noite ou pelo raiar do dia, não tendo dinheiro para comprar um quilograma por dia de coisa alguma, como posso fazer tanta quantidade de lixo?

Cá para mim, alguém anda a comer duas santolas, dois bifes da rabada e duas bananas da Madeira – para os quais não tenho dentes –, e, ainda assim, a empresa em causa dona do estudo ambiental revelado, diz que eu desse manjar, comi metade.

Será isto credível, já que nem um salário tenho à disposição? A média diz que sim!

Querem interditar o Estádio da Luz só porque as claques do clube encarnado não estão legalizada­s, quando sabemos que apenas

10% dos membros das ditas são registados, não lhes sendo exigido registo criminal!

Não há memória de punições aplicadas a outros clubes quando esses “legalizado­s” decidem partir e assaltar estações de serviço espalhadas pelo país, quando entoam cânticos insultuoso­s e atiram bolas de golfe ao adversário ou invadem campos e ameaçam árbitros no seu centro de treinos.

Ex-políticos frustrados salivam, debitam ódio na televisão e pedem a extinção do Sport Lisboa & Benfica.

Outros peões intoxicam a opinião pública, enlameiam cidadãos e ignoram a violação de segredo de justiça – ironicamen­te, um dos crimes que o Ministério Público deduz na acusação contra a SAD [sociedade anónima desportiva] do Sport Lisboa & Benfica.

Deixem o poder judicial funcionar porque, sendo certo que nenhum clube nem ninguém está acima da lei, é também certo que os justiceiro­s de pacotilha não passarão!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal