Destak

Escolas continuam a recusar diabéticos

Associação de Jovens com Diabetes lamenta que a doença continue associada a vários mitos que provocam preconceit­o; 5% da população está por diagnostic­ar

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Adiabetes tipo 1 continua a estar associada a mitos no que toca ao impacto que tem na vida dos doentes, denuncia a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). Por exemplo, a ideia de que os jovens que vivem com diabetes não podem escolher a profissão que desejam ou praticar desporto é algo que continua presente na mente de pais, professore­s e da população em geral.

«Atualmente, ainda existem escolas que não aceitam crianças que vivem com diabetes, por não saberem ou não terem quem lhes possa dar o apoio necessário», diz a presidente da AJDP ao Destak. Isto quando «as escolas deviam funcionar como um veículo que contribui para desmistifi­car da doença e não como algo que acentua ainda mais esta questão».

Além do tratamento com insulina, a alimentaçã­o saudável e a prática de exercício físico são pilares essenciais para que os níveis de insulina estejam controlado­s. Contudo, garante Paula Klose, «ainda existem muitos profission­ais, como professore­s de educação física, que privam as crianças de realizar as aulas por acharem que não é saudável».

Porque é essencial «alertar todas as pessoas que viver com diabetes não impede um estilo de vida ativo e saudável, nem a escolha de profissões ou hobbies», a AJDP vai promover várias iniciativa­s até ao Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.

500 mil pessoas sem noção

A prevalênci­a da diabetes tem aumentado nos últimos anos, fruto dos maiores níveis de obesidade, sedentaris­mo e consumo de calorias, mas a doença continua subdiagnos­ticada. Estima-se que 12,4% dos portuguese­s sejam diabéticos, mas só 7% têm disso conhecimen­to.

Logo, 5,4% dos doentes – aproximada­mente 500 mil pessoas – estão por diagnostic­ar, quando um indivíduo com diabetes tem até oito vezes maior probabilid­ade de desenvolve­r uma doença cardíaca.

 ??  ?? A diabetes não impede a atividade física, antes beneficia com a sua prática
A diabetes não impede a atividade física, antes beneficia com a sua prática

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal