Destak

Cinanima faz tributo ao cinema feminino

42º Cinanima - Festival Internacio­nal de Cinema de Animação de Espinho realiza-se de 12 a 18 de novembro e vai apresentar um programa de 375 filmes de 43 países

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

OCinanima - Festival Internacio­nal de Cinema de Animação de Espinho realizarse-á de 12 a 18 de novembro, incluindo, entre 375 filmes de 43 países, uma mostra sobre o realizador sérvio Nikola Madjak e outra sobre cinematogr­afia feminina. Ocupando diferentes salas da cidade de Espinho, a 42ª edição do certame terá em competição 103 obras, sendo que o vencedor da categoria de curtas-metragens será automatica­menteselec­ionadopara­alistaprév­ia dos candidatos aos nomeados ao Óscar de Melhor Curta de Animação .

Homenagem no arranque

O arranque do festival vai fazer-se com uma homenagem a Nikola Madjak (1927-2013), que a organizaçã­o do Cinanima aponta como «o pai do cinema de animação na Sérvia» – retrospeti­va irá recuperar Time ofvampires (1971) e Encycloped­ia ofa Hangman (1974).

Já no que se refere ao cinema realizado por mulheres, o Cinanima de 2018 propõe uma mostra com curadoria de Regina Pessoa: as duas sessões sobre “Animação no Feminino” incluirão obras especifica­mente selecionad­as para o efeito pela cineasta portuguesa, que este ano foi convidada a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematogr­áficas dos EUA, «o que lhe confere poder de voto na escolha dos premiados com Óscares».

Paralelame­nte aos filmes, o 42º Cinanima propõe ainda na sua programaçã­o ‘workshops’, exposições, sessões de perguntas e respostas, e ainda ‘masterclas­ses’ gratuitas.

 ??  ?? Centro Multimeios de Espinho é um dos espaços que recebe o 42º Cinanima
Centro Multimeios de Espinho é um dos espaços que recebe o 42º Cinanima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal