Destak

Autarquias recebem no mínimo 800M€

Montante a transferir para os municícios com descentral­ização de competênci­as vai ser apurado em março e câmaras têm depois um mês para se pronunciar­em

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Foi ontem aprovada em Conselho de Ministros a descentral­ização de competênci­as na área da educação para os municípios, o 17º de 23 diplomas que deverão ficar fechados até ao fim do ano. Mas o processo no que toca ao ensino não fica encerrado com este ato do Governo, sendo na prática apenas o ponto de partida.

O Governo estima transferir 797,8 milhões de euros para as 278 autarquias do Continente que ficariam responsáve­is por quase mil estabeleci­mentos escolares do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário (6º ao 12º ano, portanto), mais de 3500 edifícios e cerca de 43 000 trabalhado­res. Esse é o montante previsto no Orçamento do Estado para despesas com pessoal não docente, manutenção corrente de equipament­os e apoios e complement­os educativos (cantinas, por exemplo), entre outras coisas.

Só que desde o arranque das negociaçõe­s que os autarcas se queixam de estar a receber pouco dinheiro. Dessa forma, o montante citado vai ser revisto em março de 2019 e o Governo vai enviar as contas finais às autarquias até fim desse mês.

As câmaras terão depois até ao fim de abril para decidir se aceitam ou não passar a gerir as escolas a partir de 2019/2020. No entanto, a descentral­ização será universal para todos os municípios a 1 de janeiro de 2022. Ou seja, os retardatár­ios ganham pouco mais de dois anos para se prepararem.

Foi ainda aprovada a despesa de 9,5 milhões de euros para adquirir licenças para os alunos do ensino público do 1º e 2º anos do básico acederem a recursos digitais de aprendizag­em.

 ??  ?? Eduardo Cabrita espera dar um número definitivo da verba daqui a 6 meses
Eduardo Cabrita espera dar um número definitivo da verba daqui a 6 meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal