Sis­te­ma edu­ca­ti­vo não sa­tis­faz a po­pu­la­ção

Pou­co mais de um ter­ço dos por­tu­gue­ses diz es­tar sa­tis­fei­to; ní­vel de con­fi­an­ça na es­co­la pú­bli­ca é re­la­ti­va­men­te baixo, embora te­nha me­lho­ra­do fa­ce a 2017

Destak - - ATUALIDADE - JOÃO MO­NIZ jmo­[email protected]­tak.pt

Qu­an­do ques­ti­o­na­dos sobre o sis­te­ma edu­ca­ti­vo em Portugal, 36,7% da po­pu­la­ção diz es­tar sa­tis­fei­ta ou mui­to sa­tis­fei­ta, 36,9% es­tá li­gei­ra­men­te sa­tis­fei­ta ou in­sa­tis­fei­ta e 26,3% es­tá en­tre o in­sa­tis­fei­ta e o ex­tre­ma­men­te in­sa­tis­fei­ta. Es­ta é a prin­ci­pal con­clu­são de um es­tu­do efe­tu­a­do em ju­lho pe­lo Ob­ser­va­tó­rio da So­ci­e­da­de Por­tu­gue­sa da Ca­tó­li­ca Lis­bon Scho­ol of Bu­si­ness & Eco­no­mics.

Os da­dos, ce­di­dos ao Des­tak, mostram que tam­bém os cus­tos do en­si­no pú­bli­co em Portugal di­vi­dem os por­tu­gue­ses em três gru­pos de di­men­são mui­to se­me­lhan­te: 34% es­tão sa­tis­fei­tos a ex­tre­ma­men­te sa­tis- fei­tos; 36% es­tão li­gei­ra­men­te sa­tis­fei­tos ou in­sa­tis­fei­tos; e 30% es­tão in­sa­tis­fei­tos a ex­tre­ma­men­te in­sa­tis­fei­tos.

Me­lho­ria de 7,8 pontos

No que diz res­pei­to ao ní­vel de con­fi­an­ça em es­co­las pú­bli­cas, 48,2% da amos­tra re­por­ta al­gu­ma con­fi­an­ça, 5,4% revela bas­tan­te con­fi­an­ça, 28,8% con­fia mo­de­ra­da­men­te e 15,5% tem pou­ca con­fi­an­ça. Apenas 2,1% não têm ne­nhu­ma con­fi­an­ça em es­co­las pú­bli­cas em Portugal. Embora os in­ves­ti­ga­do­res con­clu­am que «os par­ti­ci­pan­tes re­por­tam um ní­vel mo­de­ra­do baixo de con­fi­an­ça em es­co­las pú­bli­cas», as res­pos­tas po­si­ti­vas ti­ve­ram um cres­ci­men­to de 7,8% fa­ce aos va­lo­res ve­ri­fi­ca­dos em no­vem­bro de 2017.

Ci­da­dãos es­tão di­vi­di­dos na ava­li­a­ção aos cus­tos do en­si­no pú­bli­co na­ci­o­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.