Destak

Velhos heróis para os novos leitores

Lucky Luke, Blake & Mortimer e Vaillant fazem parte da infância de milhões de pessoas por todo o mundo há anos. Agora vão encantar novas gerações de leitores

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Amenos de três semanas do Natal, estão já nas livrarias as novas aventuras de Lucky Luke, Blake & Mortimer e Michel Vaillant. São prendas alternativ­as para quem quiser afastar os mais novos (... e não só) dos ecrãs dos jogos de vídeo ou dos telemóveis.

Um Cowboy em Paris vai obrigar Lucky Luke, pela primeira vez, a trocar o faroeste americano pela Europa. Ao 80º livro, o homem que dispara mais rápido do que a sua própria sombra é enviado à Cidade-luz. A missão? Proteger a construção da Estátua da Liberdade e escoltá-la da capital francesa até Nova Iorque.

Na 8ª aventura desenhada por Achdé, o mais fiel sucessor de Morris, e escrita por Jul, não faltam as cenas de ação, as confusões, e os inenarráve­is irmãos Dalton, logo a abrirem a história. Mas a verdadeira piada é ver um Lucky Luke, montado no seu Jolly Jumper, surpreendi­do com a magnificên­cia das avenidas e palácios de Paris, bem distante das cidades agrestes do Oeste.

Mais realista, mas unido pelo espírito do mistério, O Vale dos Imortais é um regresso em grande estilo da dupla Blake & Mortimer, numa história escrita por Yves Sente. Na ilustração, dois holandeses quase desconheci­dos – Teun Berserik e Peter Van Dongen –, mas que seguem um traço ‘à letra’ do desenho do criador Edgar P. Jacobs.

Situada imediatame­nte a seguir à primeira aventura O Segredo do Es- padão, O Vale dos Imortais arranca em Lassa, no Tibete, com o palácio do ditador Basam-damdu acabado de ser destruído por uma esquadrilh­a de espadões. É o fim da Terceira Guerra Mundial, mas logo ali ao lado, o senhor da guerra Xi-li tenta obter um manuscrito que lhe dará o poder numa China a ser dilacerada pela guerra civil entre os comunistas de Mao Tsé Tung e os nacionalis­tas de Chiang Kai-shek.

Vaillant regressa ao Oriente

Já em Macau, sétima aventura da nova fase de Michel Vaillant, o piloto francês acaba de sair da prisão, depois de ter sido detido por suspeita de estar envolvido no acidente que matou o irmão. Com o clã Vaillant estilhaçad­o, é naquela cidade oriental com marca portuguesa que Michel irá começar a revitalizá-lo: recuperar a empresa da família e relançar a insígnia na competição automóvel. Os adversário­s irão fazer tudo para travar-lhe os passos.

Philippe Graton e Denis Lapière, na escrita, e Benjamin Benéteau, no desenho, propõem um Macau com uma história eficaz e bem ritmada, mas bem afastada do original de Jean Graton.

 ??  ?? apresenta o piloto Michel Vaillant numa nova fase da sua vida após ter sido preso; marca o regresso da dupla Blake & Mortimer
apresenta o piloto Michel Vaillant numa nova fase da sua vida após ter sido preso; marca o regresso da dupla Blake & Mortimer
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal