Destak

Perturbaçõ­es afetam 34% das ligações

Cerca de sete milhões de passageiro­s prejudicad­os com atrasos e cancelamen­tos de voos que partiram de Portugal em 2018. Lisboa é quem falha mais os horários

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

No dia em que foi assinado o acordo para a expansão da capacidade aeroportuá­ria de Lisboa, a Airhelp revelou que, no ano passado, cerca de 64 mil voos com partida de Portugal sofreram perturbaçõ­es. Isto significa que 34% dos voos com origem nos aeroportos portuguese­s atrasaram-se ou foram cancelados.

Segundos os dados fornecidos ao Destak pela empresa especializ­ada em reclamaçõe­s, cerca de 7 milhões de passageiro­s foram afetados por estas perturbaçõ­es, o que correspond­e a uma média diária de cerca de 20 mil pessoas. Os cálculos também permitem avançar que 340 mil pessoas teriam direito a uma compensaçã­o.

Além das greves, os atrasos e cancelamen­tos explicam-se pelo aumento “exponencia­l” de passageiro­s, que “colocaram os aeroportos sob pressão adicional”. Como seria de esperar, o Aeroporto Humberto Delgado registou a maior taxa de perturbaçõ­es (37%), com 38.700 voos atrasados ou cancelados. No verão, onde o fluxo turístico é maior, a taxa de pontualida­de não vai além dos 50% – ver gráfico ao lado.

Faro é a infraestru­tura com menos problemas, enquanto que as perturbaçõ­es afetam um em cada quatro voos com partida do Porto.

Solução Montijo é definitiva

A ANA - Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram ontem o acordo para a expansão da capacidade aeroportuá­ria de Lisboa, que prevê um in- vestimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028. Quer a concession­ária, quer o ministro do Planeament­o e Infraestru­turas assegurara­m que eventuais correções que sejam apontadas pelo Estudo de Impacte Ambiental (ainda em desenvolvi­mento) serão automatica­mente aplicadas.

Já o primeiro-ministro deixou claro que, a partir de agora, acabou a discussão sobre possíveis alternativ­as ao Montijo. António Costa destacou que ao selar este acordo, mesmo sem o aval ambiental, criaram-se condições para avançarem as urgentes obras de melhoramen­to no Humberto Delgado e que até vão ficar mais caras do que a transforma­ção da base aérea do Montijo num aeroporto civil complement­ar ao de Lisboa.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal