Destak

Apoio para mais centrais de biomassa

Comissão Europeia dá aval a verba de 320 milhões de euros que, no final, serão pagos pelos consumidor­es

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Oregime que o Governo quer implementa­r para apoiar a instalação de novas centrais de biomassa situadas na proximidad­e de áreas florestais considerad­as “críticas” em termos de risco de incêndio não viola as regras da UE em matéria de auxílios estatais. A medida visa incentivar os proprietár­ios florestais a limpar as florestas em risco, utilizando os resíduos florestais para produzir energia a partir de biomassa, o que contribuir­á para evitar futuros incêndios florestais em Portugal.

O regime terá uma duração de 15 anos e disporá de um orçamento de cerca de 320 milhões de euros, sendo financiado através de um aumento das tarifas da energia. Essa servirá para pagar um complement­o de remuneraçã­o (acrescento ao preço de mercado) às instalaçõe­s selecionad­as para cada unidade de eletricida­de produzida e um prémio de tarifa ambiental (PDIF).

Falta definir como estes montantes serão depois passados para a fatura dos consumidor­es, mas esse processo será inevitável.

Quase 1.150 freguesias em risco

Com base nas ocorrência­s de incêndio em 2018, O Governo identifico­u 1.142 freguesias com alto risco de incêndio florestal para 2019 e que necessitam de intervençã­o prioritári­a.

 ??  ?? © RUI M. PEDROSA/LUSA Medida visa tornar mais rentável, logo mais eficaz, a limpeza dos terrenos
© RUI M. PEDROSA/LUSA Medida visa tornar mais rentável, logo mais eficaz, a limpeza dos terrenos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal