O pri­mei­ro dia do res­to da vi­da do Me­tro

Destak - - CIDADES - RE­DA­ÇÃO re­da­[email protected]­tak.pt

Con­cur­so pa­ra cons­tru­ção das no­vas es­ta­ções do Me­tro­po­li­ta­no de Lis­boa, Es­tre­la e San­tos, e con­se­quen­te pro­lon­ga­men­to das li­nhas Amarela e Ver­de, foi lan­ça­do on­tem

OMi­nis­té­rio do Am­bi­en­te e da Tran­si­ção Ener­gé­ti­ca, que tu­te­la os transportes ur­ba­nos, pre­vê que as obras de ex­pan­são do Me­tro de Lis­boa te­nham ain­da iní­cio du­ran­te o ano de 2019 e en­vol­vam um or­ça­men­to de 210 mi­lhões de eu­ros. Se­gun­do o Go­ver­no, a em­prei­ta­da – que pre­vê a cons­tru­ção de 1.956 me­tros de tú­nel – te­rá três fon­tes de fi­nan­ci­a­men­to: 83 mi­lhões do Pro­gra­ma Ope­ra­ci­o­nal Sus­ten­ta­bi­li­da­de e Efi­ci­ên­cia no Uso dos Re­cur­sos; uma par­te pe­lo Fun­do Am­bi­en­tal; e ou­tra com re­cur­sos pró­pri­os do Me­tro, com a ali­e­na­ção de um ter­re­no em Se­te Ri­os. De acor­do com o pla­no de ex­pan­são da re­de, a em­pre­sa pre­vê o pro­lon­ga­men­to do Ra­to (da Li­nha Amarela) ao Cais do So­dré (da Li­nha Ver­de) com as du­as no­vas es­ta­ções, Es­tre­la e San­tos.

“Op­ção es­tra­té­gi­ca”

Na ce­ri­mó­nia de lan­ça­men­to do novo con­cur­so, re­a­li­za­da on­tem, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Lis­boa, Fer- nan­do Me­di­na, afir­mou que foi to­ma­dau­ma­de­ci­sãoú­ni­ca,já­que“há15a­nos que não ha­via uma de­ci­são” so­bre a ex­pan­são do Me­tro­po­li­ta­no da capital.

“A de­ci­são to­ma­da de du­as es­ta­ções cor­res­pon­de a mui­to mais do que o pro­lon­ga­men­to de uma li­nha. É uma op­ção es­tra­té­gi­ca que vai al­te­rar a for­ma co­mo o trans­por­te pú­bli­co se estrutura den­tro da ci­da­de”, afir­mou.

Tra­ba­lha­do­res des­con­fi­am

Por sua vez, a Co­mis­são de Tra­ba­lha­do­res do Me­tro de Lis­boa aler­tou pa­ra a fal­ta de es­tu­dos ci­en­tí­fi­cos que mos­trem as van­ta­gens da li­nha cir­cu­lar.

Me­di­na su­bli­nhou ain­da a in­ten­ção de fa­zer che­gar a Li­nha Ver­me­lha a Al­cân­ta­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.