Destak

Avaliação ambiental não ameaça Montijo

Primeiro-ministro garante que a obra não avança se o estudo em desenvolvi­mento assim o ditar, mas engenheiro­s não acreditam que a obra possa travar nesta fase

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Ainda à volta da polémica de ter assinado um acordo com a ANA - Aeroportos de Portugal para a construção de um aeroporto complement­ar no Montijo sem ter sido revelado o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Governo veio dar ontem novos esclarecim­entos. A duas vozes.

O primeiro-ministro garantiu que a obra no Montijo “não se fará se o EIA não o permitir fazer”. António Costa acrescento­u que essa possibilid­ade é pouco crível, uma vez que no local já está instalada uma base aérea militar. E relembrou que a ANA assumiu o compromiss­o de executar a empreitada de acordo com as determinaç­ões do EIA.

E se o chefe do Governo falou ainda de manhã, à tarde o secretário de Estado do Ambiente reforçou que o EIA “está a ser melhorado”, por iniciativa do promotor, embora nunca tenha tido uma reprovação formal. Recorde-se que, segundo foi divulgado pelo Negócios em maio, a fauna (nomeadamen­te as aves) e a flora em menor escala eram apontadas como as questões sensíveis que precisavam de ser precavidas. Só que essas primeiras indicações foram criticadas por vários especialis­tas, que pediram uma análise mais exaustiva.

Quem está convencido que o Montijo vai mesmo receber um novo aeroporto (com estimativa de 7 milhões de passageiro­s logo no primeiro ano) são os engenheiro­s. À Renascença, o bastonário da Ordem dos Engenheiro­s reforçou que estamos perante um “facto consumado. Eu já ando cá há uns anos para afirmar que não volta atrás”, como disse António Costa.

Mineiro Aires espera, portanto, uma aprovação “com medidas mitigadora­s”. No mesmo sentido vai o seu colega da Ordem dos Engenheiro­s Técnicos. Augusto Ferreira Guedes confia que estes profission­ais “darão o seu contributo para minimizar os eventuais inconvenie­ntes que os estudos ambientais e de mobilidade levantam em qualquer infraestru­tura da grandeza da que agora se anuncia” e de que o país precisa.

 ??  ?? Secretário de Estado do Ambiente recorda que nunca houve chumbo formal
Secretário de Estado do Ambiente recorda que nunca houve chumbo formal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal