Destak

Vietname aponta o dedo ao Facebook

Governo do país asiático acusa a rede social de violar a nova lei da cibersegur­ança local, referindo publicaçõe­s críticas ao regime de Hanói e incumprime­nto fiscal

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Ogoverno do Vietname acusou a rede social Facebook de violar a sua nova lei da cibersegur­ança, permitindo publicaçõe­s críticas ao regime comunista de Hanói, e de não cumprir as suas obrigações fiscais, informaram ontem os media oficiais. “O Facebook não respondeu a um pedido para remover páginas que provocam atividades contra o Estado”, segundo o Ministério da Informação e Comunicaçõ­es, de acordo com a agência de notícias do Vietname.

Hanói acusou também o Facebook de não cumprir as suas obrigações fiscais, já que, de acordo com as autoridade­s, recebeu 235 milhões de dólares (205 milhões de euros) de anunciante­s vietnamita­s em 2018, sem pagar qualquer imposto.

Lei controvers­a

Delembrarq­ueacontrov­ersaleidac­ibersegura­nça vietnamita, que entrou em vigor a 1 de janeiro, após meses de protestos de ativistas e organizaçõ­es internacio­nais, obriga as empresas de tecnologia a fornecer informaçõe­s ao governo sobre os seus utilizador­es, se necessário,eabrirumaf­ilialnopaí­spara armazenar os dados.

O governo local já advertiu que se o Facebook “não tomar medidas positivas, os reguladore­s vietnamita­s aplicarão medidas técnicas e económicas necessária­s para garantir uma rede limpa e saudável”.

De salientar que o Facebook é a rede social mais usada no Vietname, com 64 milhões de utilizador­es (o 7º país do Mundo).

 ??  ?? Regime de Hanói está a fazer uma marcação cerrada à popular rede social
Regime de Hanói está a fazer uma marcação cerrada à popular rede social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal