Dragão mais for­te no ‘for­cing’ fi­nal

Me­ta­de das vi­tó­ri­as do FC Por­to fo­ram pe­la van­ta­gem mí­ni­ma – 4 de­las al­can­ça­das ape­nas de­pois do mi­nu­to 80, fase em que o Sporting con­se­guiu 3 e o Ben­fi­ca tem 0

Destak - - DESPORTO - JOÃO MO­NIZ jmo­[email protected]­tak.pt

Ne­nhum dos tra­di­ci­o­nais can­di­da­tos ao tí­tu­lo aplica a má­xi­ma “até ao la­var dos ces­tos é vin­di­ma” co­mo o FC Por­to. A equi­pa de Sér­gio Con­cei­ção tem du­as vi­tó­ri­as ob­ti­das nos des­con­tos (90+6’ e 90+5’) e ou­tras du­as que só che­ga­ram nos úl­ti­mos mi­nu­tos do tem­po re­gu­la­men­tar: 85’ e 88’.

Ape­nas o Sporting con­cor­re com os dra­gões no que to­ca a es­te ‘for­cing’ fi­nal. Os leões ven­ce­ram três jo­gos com go­los, res­pe­ti­va­men­te, aos mi­nu­tos 88’, 86’ e 81’. Daí que o clás­si­co de ama­nhã, con­so­an­te as in­ci­dên­ci­as, pos­sa ser um jo­go em aber­to até ao úl­ti­mo se­gun­do.

Quem não en­tra nes­te cam­pe­o­na­to é o Ben­fi­ca. Os en­car­na­dos não apre­sen­tam ne­nhu­ma vi­tó­ria al­can­ça­da a par­tir do mi­nu­to 80. O que iden­ti­fi­ca uma ten­dên­cia cla­ra: ou as águi­as ga­nham van­ta­gem ce­do ou não con­se­guem al­te­rar o ru­mo dos acon­te­ci­men­tos a seu fa­vor.

Cu­ri­o­sa­men­te, o le­van­ta­men­to fei­to pe­lo Des­tak apon­ta o Ben­fi­ca co­mo o gran­de que tem me­nor pe­so das vi­tó­ri­as pe­la mar­gem mí­ni­ma. Das 11 vi­tó­ri­as das águi­as pa­ra o cam­pe­o­na­to, 4 ti­ve­ram ape­nas um go­lo de di­fe­ren­ça. É uma per­cen­ta­gem de 36,4% que fi­ca abai­xo da do Sporting (45,5%), cor­res­pon­den­te a cin­co triun­fos ma­gros num to­tal de 11 vi­tó­ri­as.

O tal pragmatismo portista tam­bém se re­fle­te nes­te in­di­ca­dor. É que 50% (7 em 14) das vi­tó­ri­as pa­ra a Li­ga fo­ram com ape­nas um go­lo a mais.

Leão só sa­be ven­cer em Al­va­la­de

O FC Por­to já po­de con­tar com Pepe, que on­tem foi ins­cri­to, pa­ra de­fron­tar o Sporting, mas a re­cu­pe­ra­ção de Otá­vio es­tá em dú­vi­da. Si­tu­a­ção idên­ti­ca à de Mon­te­ro no Sporting. Os dra­gões têm uma des­lo­ca­ção di­fí­cil a Al­va­la­de, on­de não ven­cem pa­ra o cam­pe­o­na­to há mais de uma dé­ca­da e de on­de Sér­gio Con­cei­ção nun­ca saiu vi­to­ri­o­so. O Sporting é a úni­ca equi­pa que ven­ceu sem­pre em ca­sa.

So­a­res mar­cou em dois dos qua­tro jo­gos em que os por­tis­tas ven­ce­ram no fim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.