Fal­ta de ver­ba é o prin­ci­pal pro­ble­ma

Di­fi­cul­da­de em ob­ter fi­nan­ci­a­men­to con­ti­nua a ser o mai­or cons­tran­gi­men­to iden­ti­fi­ca­do pe­las em­pre­sas

Destak - - ATUALIDADE - JOÃO MO­NIZ jmo­[email protected]­tak.pt

Ao lon­go de oi­to edi­ções, o con­cur­so de em­pre­en­de­do­ris­mo Mon­te­pio Acre­di­ta Portugal apoi­ou mais de 80 mil em­pre­sas, es­ti­man­do-se que 17.745 pro­je­tos (22% do to­tal) ain­da es­te­jam ati­vos. O ba­lan­ço re­ve­la­do ao Des­tak dá con­ta que fa­tu­ram anu­al­men­te en­tre 655 mi­lhões de eu­ros e 1.415 mi­lhões de eu­ros, o que re­pre­sen­ta en­tre 0,34% e 0,73% do PIB.

A gran­de mai­o­ria des­tas em­pre­sas (90%) con­se­guiu atin­gir o ní­vel de faturação atu­al sem qual­quer ti­po de in­ves­ti­men­to ex­ter­no. Mas o fi­nan­ci­a­men­to con­ti­nua a ser o prin­ci­pal obs­tá­cu­lo iden­ti­fi­ca­do (49%), além da fal­ta de tem­po, da di­fi­cul­da­de pa­ra for­mar uma equi­pa ou pa­ra li­dar com a bu­ro­cra­cia.

O apoio da­do no con­cur­so, ao lon­go das vá­ri­as fa­ses do con­cur­so, ao ní­vel da es­tru­tu­ra­ção do ne­gó­cio é um dos prin­ci­pais be­ne­fí­ci­os apon­ta­dos.

Fun­do re­ce­be 25 mi­lhões

O Pla­no de In­ves­ti­men­to pa­ra a Eu­ro­pa vi­a­bi­li­zou 25 mi­lhões de eu­ros pa­ra um fun­do por­tu­guês de ca­pi­tal de ris­co. A In­di­co Ca­pi­tal Part­ners vai iden­ti­fi­car e apoi­ar as em­pre­sas mais promissoras no iní­cio da sua fa­se de ar­ran­que, com es­pe­ci­al in­ci­dên­cia nas tec­no­lo­gi­as di­gi­tais e na in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al. O fun­do é tam­bém apoi­a­do pe­lo In­nov­fin, o pro­gra­ma da UE pa­ra a ino­va­ção nas PME.

© TI­A­GO S. DI­AS Ins­cri­ções pa­ra Con­cur­so Mon­te­pio Acre­di­ta Portugal es­tão aber­tas até dia 20

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.