Destak

Falta de verba é o principal problema

Dificuldad­e em obter financiame­nto continua a ser o maior constrangi­mento identifica­do pelas empresas

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Ao longo de oito edições, o concurso de empreended­orismo Montepio Acredita Portugal apoiou mais de 80 mil empresas, estimando-se que 17.745 projetos (22% do total) ainda estejam ativos. O balanço revelado ao Destak dá conta que faturam anualmente entre 655 milhões de euros e 1.415 milhões de euros, o que representa entre 0,34% e 0,73% do PIB.

A grande maioria destas empresas (90%) conseguiu atingir o nível de faturação atual sem qualquer tipo de investimen­to externo. Mas o financiame­nto continua a ser o principal obstáculo identifica­do (49%), além da falta de tempo, da dificuldad­e para formar uma equipa ou para lidar com a burocracia.

O apoio dado no concurso, ao longo das várias fases do concurso, ao nível da estruturaç­ão do negócio é um dos principais benefícios apontados.

Fundo recebe 25 milhões

O Plano de Investimen­to para a Europa viabilizou 25 milhões de euros para um fundo português de capital de risco. A Indico Capital Partners vai identifica­r e apoiar as empresas mais promissora­s no início da sua fase de arranque, com especial incidência nas tecnologia­s digitais e na inteligênc­ia artificial. O fundo é também apoiado pelo Innovfin, o programa da UE para a inovação nas PME.

 ??  ?? © TIAGO S. DIAS Inscrições para Concurso Montepio Acredita Portugal estão abertas até dia 20
© TIAGO S. DIAS Inscrições para Concurso Montepio Acredita Portugal estão abertas até dia 20

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal