Destak

Lisboa acolhe mais de 400 sem-abrigo

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Autarquia recebeu 451 pessoas e serviu 886 refeições durante a fase amarela do plano de contingênc­ia para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo

ACâmara Municipal de Lisboa informou ontem que foram recebidas 451 pessoas e servidas 886 refeições durante a fase amarela do plano de contingênc­ia para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo das baixas temperatur­as, ativada entre quarta-feira e domingo passado.

Numa nota enviada às redações, o município alfacinha informa que, além das 451 pessoas, foram recebidos 10 animais de companhia em situação de sem-abrigo. O comunicado acrescenta que “foram servidas um total de 886 refeições”, das quais “670 refeições ligeiras” e “683 bebidas como chá, café, leite, sumos e água”. “O dispositiv­o contou com quatro carrinhas para transporte de pessoas, com motorista e técnicos sociais das várias instituiçõ­es parceirasd­acâmaramun­icipal”,podelerse na mesma nota.

Para repetir, se necessário

A autarquia lisboeta, liderada pelo socialista Fernando Medina, destaca que, a partir do Pavilhão Casal Vistoso, “houve 150 encaminham­entos para pernoita para cinco centros de acolhiment­o e um pavilhão” e “foram referencia­das e tratadas 32 pessoas com problemas de saúde, sendo que três delas tiveram encaminham­ento hospitalar”. Por fim, “o dispositiv­o do Pavilhão do Casal Vistoso voltará a ser ativado caso se voltem a verificar as temperatur­as mínimas dos últimos dias”, sublinhaac­âmaramunic­ipalhoplan­oestá neste momento na fase azul, “em que à monitoriza­ção da Proteção Civil se acrescenta um reforço das equipas técnicas de rua para a distribuiç­ão de agasalhos e bebidas quentes”.

De recordar que a fase amarela do plano de contingênc­ia da Câmara Municipal de Lisboa para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo do frio foi ativada na passada quarta-feira às 17h – no mesmo dia, foi anunciado que o Pavilhão Municipal Casal Vistoso iria ficar aberto para que as pessoas pudessem “aceder a refeições quentes, dormir com temperatur­a adequada e também roupa quente”, bem como várias estações do metro lisboeta.

 ??  ?? No total,“foram servidas 886 refeições”, das quais “670 refeições ligeiras”
No total,“foram servidas 886 refeições”, das quais “670 refeições ligeiras”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal