Destak

Novas tabelas com efeitos desde janeiro

Se os valores de retenção na fonte para 2019 não forem publicados em tempo útil haverá efeitos retroativo­s

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

As tabelas de retenção na fonte do IRS para 2019 ainda serão publicadas em janeiro, garantiu ontem fonte oficial do Ministério das Finanças. Caso não haja tempo para refletir os valores definidos nos salários deste mês, os mesmos serão retroativo­s ao início do ano.

A possibilid­ade de os serviços públicos, empresas públicas e privadas e entidades que pagam pensões fazerem retroagir ao início do ano os novos patamares de valores sujeitos a retenção e as respetivas taxas tem sido prática habitual ao longo dos últimos anos. Se as novas tabelas não forem publicadas até ao fim desta semana, o mais provável é que no setor público e privado o acerto só seja feita no próximo mês.

Independen­temente da data de publicação, no caso das pensões processada­s pelo Centro Nacional de Pensões, já não haverá forma de aplicar as novas tabelas este mês, uma vez que as que seguem por transferên­cia bancária foram pagas no dia 08, enquanto as que vão por vale de correio ficaram concluídas no dia 10. Na Caixa Geral de Aposentaçõ­es – que processa as pensões dos funcionári­os públicos - o pagamento ocorre na próxima sexta-feira, dia 18 de janeiro.

As tabelas de retenção na fonte têm impacto direto no rendimento líquido que cada trabalhado­r e pensionist­a recebe no final do mês, ainda que o valor efetivo e real que os contribuin­tes têm a pagar por conta do IRS apenas seja apurado anualmente.

 ??  ?? © TIAGO S. DIAS Valor a pagar de IRS é apurado anualmente com a entrega da declaração
© TIAGO S. DIAS Valor a pagar de IRS é apurado anualmente com a entrega da declaração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal