Destak

Serviços mínimos mais alargados

Reunião de hoje entre Governo e sindicatos dos enfermeiro­s determina se avança nova fase do protesto. Médicos querem melhor proteção dos direitos dos doentes

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Para a Ordem dos Médicos, a greve às cirurgias feita pelos enfermeiro­s em cinco hospitais não deveria ter tido os mesmos serviços mínimos que um protesto normal, normalment­e de curta duração. “A questão fulcral prende-se com as particular­idades desta greve, que é uma greve longa e em blocos cirúrgicos”, defendeu o responsáve­l na região Norte.

António Araújo foi uma das personalid­ades ouvidas ontem pelos deputados, a quem disse que “é uma greve extremamen­te particular, que nunca tinha acontecido. E os serviços mí- nimos deviam ter tido em atenção estas particular­idades”.

Esta posição surgiu 24 horas antes da reunião de hoje entre Ministério da Saúde e sindicatos. As estruturas sindicais, apesar de terem adiado a 2ª fase da greve cirúrgica, têm baixas expectativ­as e avisam que ou as negociaçõe­s avançam ou o protesto volta a adiar cirurgias.

Estes profission­ais não abdicam da criação da categoria de especialis­ta (reivindica­ção que deverá ser atendida), da antecipaçã­o da idade da reforma para os 57 anos e da revisão da grelha salarial com aumento do ordenado base – as últimas duas dificilmen­te serão concretiza­das.

Vida não esteve em causa

Também no Parlamento, a Ordem dos Enfermeiro­s garantiu não ter tido conhecimen­to da violação dos serviços mínimos, como chegou a ser denunciado – inclusive, as administra­ções hospitalar­es não reportaram qualquer problema. Embora reconhecen­do que a greve “prejudica as pessoas”, a bastonária garantiu que “não ao ponto de colocar em causa a vida” dos utentes do SNS.

 ??  ?? Continua a decorrer a angariação de fundos para nova greve às cirurgias, desta vez em sete unidades hospitalar­es
Continua a decorrer a angariação de fundos para nova greve às cirurgias, desta vez em sete unidades hospitalar­es
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal