Destak

Hacker que roubou emails já está detido

Rui Pinto incorre em penas de prisão que vão até 10 anos; deverá ser extraditad­o em 3 a 4 semanas

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Na sequência de diligência­s cumpridas em sede de cooperação internacio­nal em país comunitári­o” foi detido um “cidadão nacional de 30 anos de idade, sobre quem impendia Mandado de Detenção Europeu”. Rui Pinto, de 30 anos, não ofereceu resistênci­a quando foi detido em Budapeste, capital húngara.

Em conferênci­a de imprensa, a PJ disse ser “prematuro” estar a ligar o pirata informátic­o a “qualquer alvo em concreto”, mas Rui Pinto é o único suspeito de ter divulgado os emails do Benfica. O que levou o clube a reagir. “É um passo importante para que se chegue à verdade e às motivações que possam ter estado por trás de um crime que tantos danos causou e continua a causar ao Benfica”.

Oficialmen­te, Rui Pinto é suspeito dos crimes de extorsão qualificad­a na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo. Por estes crimes incorre numa pena de prisão que pode chegar aos 10 anos. Durante a operação foi apreendido diverso material, que agora será analisado.

A PJ não quis confirmar se o suspeito atuava sozinho ou em rede, remetendo precisamen­te para a prova que terá agora de ser analisada. Em todo o processo será igualmente decisivo as explicaçõe­s que Rui Pinto der e o grau de cooperação que manifestar. O seu processo de extradição, em condições normais e depois de cumpridas todas as formalidad­es, irá demorar entre 3 a 4 semanas.

 ??  ?? Português de 30 anos foi apanhado na Hungria sem oferecer resistênci­a ©DR
Português de 30 anos foi apanhado na Hungria sem oferecer resistênci­a ©DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal