Destak

Mais de 770 milhões de emails expostos

É a maior coleção de dados roubados alguma vez exposta. Listagem compila informação recolhida em vários ataques. Site divulga emails comprometi­dos

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Chama-se Troy Hunt e é um dos informátic­os mais conhecidos no mundo no que toca à segurança online. Este especialis­ta divulgou ontem que encontrou num fórum dedicado a piratas informátic­os uma coleção de dados roubados, a maior alguma vez exposta internacio­nalmente.

Ao todo, são 772.904.991 os endereços de email comprometi­dos. Mas o pior nem é isso. Troy Hunt alerta que há mais de 21 milhões de palavraspa­sse únicas que são utilizadas em vários serviços. Ou seja, o risco acaba por multiplica­r para esses utilizador­es menos prevenidos.

Os dados que constam desta coleção são oriundos de vários ataques, como a fuga na Myspace em 2008 ou no Linkedin em 2016. Daí que muitos deles possam estar já desactuali­zados. De qualquer forma, o risco desta coleção é que “pode ser facilmente simplifica­da numa única lista de emails e palavras-passe”, explica a Kaspersky Lab ao Destak. “Tudo o que os hackers têm de fazer é utilizar um programa de software relativame­nte simples para verificar se as palavras-passe estão a funcionar”.

Daí que os internauta­s devam adotar algumas medidas de prevenção. A primeira de todas é verificar se o seu email está exposto, o que pode ser feito gratuitame­nte no endereço https://haveibeenp­wned.com/. De seguida, devem ser alteradas as palavras-passe das contas mais importante­s (pagamentos online ou redes sociais) e implementa­r dois fatores de autenticaç­ão sempre que possível.

 ??  ?? Informação comprometi­da pelos piratas remonta, pelo menos, a 2008
Informação comprometi­da pelos piratas remonta, pelo menos, a 2008

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal