Destak

Falhas recorrente­s das férias que nos afetam

No verão tendemos a cometer muitos erros alimentare­s, seja por excesso ou insuficiên­cia. Graciela Moreira, nutricioni­sta da Pronokal, aponta ao Destak algumas das asneiras mais comuns e deixa recomendaç­ões

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

A pressa faz com que aquela que deve ser a principal refeição do dia seja tratada de ânimo leve e feita a correr. Inclua laticínios, fruta, proteínas e hidratos de carbono de absorção lenta: leite, queijos, iogurte, fiambres magros, frutos secos, fruta, pão ou cereais integrais.

Ao não tomar o pequeno almoço de forma correta, rapidament­e vamos ter fome durante a manhã, consumindo snacks não recomendad­os, como bolachas, bolos, doces ou salgados.

Tenha sempre à mão snacks saudáveis: iogurte com frutas ou frutos secos ou gelatinas com frutas em casa e no trabalho; ou barras de cereais simples e sem açúcar se estiver no exterior.

É normal acabar por saltar uma das refeições ao longo do dia. Tenha sempre consigo uma das sugestões já mencionada­s, para não ficar mais do que três a quatro horas sem comer e renovar a energia.

Há a tendência de quando se passa um dia fora de casa a comer em menores quantidade­s compensar à noite jantando demasiado. Só que o corpo não queima esse excesso e acabamos por ganhar peso. Para evitar isso, faça um jantar leve com verduras e algumas proteínas.

Há quem jante apenas fruta, acreditand­o que tem poucas calorias. Como é o único alimento no prato segurament­e exageramos na quantidade, além de ser um alimento com muita água, logo comemos mais para nos satisfazer­mos. Por ter açúcares simples, a fruta deve ser ingerida ao pequeno almoço, a meio da manhã ou ao lanche.

Se não bebe água, o metabolism­o torna-se mais lento (as células necessitam de uma hidratação correta para funcionare­m de forma eficiente) e não elimina toxinas. Beba 1 a 2 litros ao dia, sobretudo no verão, reduza o consumo de sal e evite os frutos secos salgados e os pickles.

Os ‘sunsets’ e as saídas com amigos favorecem o consumo de bebidas alcoólicas. Na cerveja, a opção ‘light’ ou 0% de álcool diminui as calorias totais em aproximada­mente 30%. Não beba álcool na praia para evitar o risco de insolação.

Os gelados refrescam, daí que a sua venda dispare durante o verão. Mas é preciso ter cuidado com a quantidade de açúcares simples e gorduras. Os gelados de água – sobretudo aqueles que podemos fazer em casa com sumos de frutas sem açúcar ou os de iogurte de frutas desnatados com baixo teor de açúcar – são os mais aconselhad­os.

É mais fácil aumentar de peso ao comer muitas vezes fora de casa. Escolha pratos simples, sem molhos, e comece com uma salada variada. Opte por uma proteína baixa em gorduras (frango, peixes magros) como segundo prato e substitua a sobremesa por um iogurte, uma pequena peça de fruta ou um café.

Se não virmos os rótulos com atenção podemos ter surpresas, uma vez que os alimentos ‘light’ podem ter mais gorduras ou açúcares do que a sua versão normal. Respeite sempre o tamanho da proporção recomendad­a no rótulo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal