Destak

A arte de preparar o melhor marisco

As dicas de quem conhece as especifici­dades dos vários produtos. Se preferir não ter trabalho, deixamos-lhe uma lista de dez esplanadas a não perder

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Começou a trabalhar como empregado de balcão na Cervejaria Ribadouro há mais de 30 anos, hoje é o gerente do icónico espaço na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Verdadeiro conhecedor das especifici­dades deste produto, Alberto Mota partilha com o Destak algumas sugestões para que qualquer pessoa possa selecionar, preparar e confeciona­r marisco e fazer boa figura.

Confeciona­r a gamba do Algarve é simples e demora cerca de dois minutos: quando está pronta a cozinhar, deve ser colocada numa rede e mer

gulhada toda de uma vez em água a ferver. Quando a gamba vier ao de cima, é sinal que está cozida. Também o percebe está pronto em minutos.

Já o tempo de cozedura da sapateira é calculado em função do seu peso: se tiver cerca de 1 kg, deverá cozer durante cerca de 10 minutos a partir do momento em que a água começa a ferver. Depois de cozinhada, deixa-se arrefecer em água gelada ou no frigorific­o até estar pronta a consumir.

Na amêijoa o mais importante é verificar se as conchas estão bem fechadas, caso contrário é sinal de que não estão em condições de ser consumidas. Depois de confeciona­das, podem ser conservada­s por um período de sete dias no frigorífic­o. Caso não se sinta confiante para cozinhar ou se simplesmen­te preferir o ar livre, o Thefork preparou uma lista com dez sugestões de esplanadas para desfrutar não só do bom tempo, mas também de uma oferta gastronómi­ca variada e única. Afinal de contas, esta é a opção de 49% dos portuguese­s que fazem reserva num restaurant­e durante o verão, um pouco mais (51%) se for ao jantar.

Le Chat, La Paparrucha, Este Oeste e Soul Garden são as opções mais populares em Lisboa na plataforma de reservas online. Gull, Torreão e Digby lideram no Porto. Monica’s, Estaminé e Ria Formosa Restaurant­e reinam em Faro.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal