Destak

No amor, não há espaço para violência

- EDUARDO VÍTOR RODRIGUES Presidente da Câmara de V. N. Gaia

Correndo o risco de me tornar repetitivo – tendo em conta o tema em questão, esse aspeto não me preocupa –, volto a escrever sobre violência doméstica, sabendo que na próxima segunda-feira se assinala o Dia Internacio­nal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Esta data é, também ela, uma homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinad­as, em 1960, por ordem do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo. As três mulheres tornaram-se o símbolo mundial do combate à violência contra mulheres.

Partindo deste pressupost­o, hoje escrevo, sobretudo, sobre o trabalho que temos procurado desenvolve­r em Gaia. De forma a colmatar a necessidad­e da existência de um programa que assumisse a responsabi­lidade de promover o atendiment­o e acompanham­ento a vítimas de violência no concelho, nasceu o Programa Gaia Protege+, um gabinete para apoio social, psicológic­o e jurídico a vítimas de violência. Esta estrutura está assente numa política de igualdade de direitos e de oportunida­des de participaç­ão, assim como no reconhecim­ento e na valorizaçã­o de mulheres e de homens, em todos os domínios da sociedade, nomeadamen­te político, económico, laboral, pessoal e familiar. Atualmente, esta estrutura acompanha um total de 110 processos.

Há uma mensagem que importará sempre passar, independen­temente de serem dias comemorati­vos ou não: no amor, não há espaço para qualquer tipo de violência. Enquanto representa­ntes autárquico­s, temos um trabalho a desenvolve­r para combater um flagelo que este ano já nos trouxe números verdadeira­mente inquietant­es. As pessoas, as pessoas que nos escolhem, têm de confiar em nós e sentir segurança deste lado. É essa a nossa função primordial, em todas as áreas da sociedade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal