Destak

Horário de trabalho com flexibilid­ade

Homens são os que têm mais autonomia no trabalho, e fora do horário laboral são os que mais atendem chamadas por motivos profission­ais, revela o INE

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Ohorário de trabalho de quase dois terços dos trabalhado­res portuguese­s é definido pela entidade empregador­a, mas a mesma proporção de trabalhado­res diz conseguir ausentar-se facilmente do emprego, por curtos períodos de tempo, durante uma ou duas horas, por motivos pessoais ou familiares.

Tirar um ou dois dias de férias planeadas com pouca antecedênc­ia é fácil para mais de 42% da população empregada, percentage­m que cai para 28,7% quando considerad­os os trabalhado­res com contrato com termo. As conclusões são do inquérito do INE - Instituto Nacional de Estatístic­a, relativo ao 2º trimestre de 2019, que visa a caracteriz­ação do mercado de trabalho em Portugal.

28,8% trabalha sob pressão

A esmagadora maioria da população empregada em Portugal trabalha fora de casa (78,%) e 68,7% demora menos de 30 minutos no trajeto de casa para o trabalho.

Já no que diz respeito à pressão no local de trabalho, 28,8% dos trabalhado­res afirma “trabalhar sempre, ou muitas vezes, sob pressão de tempo, tendo de terminar tarefas e trabalhos ou tomar decisões dentro de prazos considerad­os insuficien­tes”. Pouco mais de um terço dos trabalhado­res (34,1%) diz ter muita ou total autonomia para decidir a ordem e o modo como executa as suas tarefas no trabalho, situação que é mais frequente entre os homens, com 35,9%, face a 32,4% das mulheres.

As mulheres são quem menos frequentem­ente tem de alterar o seu horário de trabalho diário (66,4%) devido a exigências do trabalho, clientes ou dos superiores hierárquic­os.

De acordo com o INE, mais de metade da população empregada (55,3%) refere nunca ter sido contactada profission­almente fora do horário de trabalho durante os últimos dois meses. Ainda assim, esta situação é reportada mais frequentem­ente por mulheres (59,7%) do que por homens (50,9%).

 ??  ?? Para 64,7% da população empregada o horário de trabalho é decidido por outrem
Para 64,7% da população empregada o horário de trabalho é decidido por outrem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal