Destak

Mítico Mustang em versão SUV elétrica

A Ford mostrou finalmente ao Mundo o muito aguardado Mustang Mach-e, uma ambiciosa versão SUV elétrica de um dos modelos mais icónicos da história

- MIGUEL DIAS www.aquelamaqu­ina.pt

Se em 1964, quando foi lançado, alguém tivesse dito que o Ford Mustang se iria tornar um SUV elétrico ao fim de 55 anos, provavelme­nte ninguém iria acreditar, mas é precisamen­te isso que acaba de acontecer, já que a marca da oval azul mostrou finalmente ao Mundo o muito aguardado Mustang Mach-e. Com chegada ao mercado prevista para o final próximo ano, o primeiro SUV elétrico da Ford vai fazer ‘comichão’ aos mais fanáticos entusiasta­s do icónico mas a marca norte-americana sabia ao que vinha quando usou o nome Mustang e tentou dar a este elétrico alguns dos traços caracterís­ticos desse histórico modelo.

A assinatura luminosa é partilhada com a restante família Mustang, bem como o desenho da dianteira, sobretudo da versão GT, a única que apresenta uma espécie de grelha dianteira. A linha de ombros e os guarda-lamas traseiros também receberam o mesmo tratamento, criando a sensação de que estamos perante um modelo Mustang de ‘calças arregaçada­s’.

Era isso que a Ford queria e, à primeira vista, foi isso que conseguiu. Ainda assim, para carregar às costas um nome tão icónico e ‘pesado’ como este, é necessário mostrar credenciai­s em estrada. É certo que ainda não o conduzimos, mas os primeiros números prometem: a versão GT Performanc­e apresenta dois motodo res de 210 kw (286 cv) – para um total de 465 cv e 830 Nm –, tração integral e acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos.

Quanto à autonomia do novo modelo, importa salientar que este novo Mustang Mach-e foi apresentad­o com uma bateria de 75,7 kwh, que chega para uma autonomia de 450 quilómetro­s, e com uma bateria maior de 98,8 kwh, para uma autonomia que pode ir até aos 600 km – num sistema de carregamen­to rápido de 150 kw é possível passar dos 10 aos 80% de carga em apenas 38 minutos.

A estimativa é que o Mach-e só chegue ao mercado português no início de 2021, com as encomendas a arrancarem pouco antes, no final de 2020. A esta distância ainda é cedo para falar de preços para o mercado nacional, mas a Ford aponta os 45 mil euros como o preço de referência para a Europa para a versão de entrada de gama.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal