Destak

Avenida dos dejetos em Leça da Palmeira

- EMANUEL CAETANO Ermesinde ADEMAR COSTA Póvoa de Varzim

Em Leça da Palmeira, Matosinhos, junto à Avenida da Liberdade, existe um passeio que percorre a orla marítima, que vai desde a Casa de Chá da Boa Nova, passa pelo Farol de Leça, até chegar à Piscina das Marés.

Nesse passeio, existe uma espécie de avenida ajardinada que acompanha o percurso. Lamentavel­mente, este local partilhado por inúmeras pessoas parece um ‘WC canino’, tal a quantidade de dejetos deixados em plena via pública pelos animais e olimpicame­nte ignorado pelos seus donos.

Já nem vou falar no facto de os animais estarem na via pública sem coleira e sem estarem acompanhad­os pelo seus donos, que estão mais preocupado­s com o seu ‘jogging’.

Isto é claramente um problema de insalubrid­ade pública que afeta todos, pois não podemos esquecer que algumas espécies de parasitas intestinai­s do animal podem ser transmitid­as às crianças que frequentam o lugar, através de fezes contaminad­as.

Comemorar a queda do Muro de Berlim é honrar todos aqueles que tombaram às balas dos soldados da RDA ao tentarem saltar o muro da vergonha.

A Guerra Fria não terminou, mudaram os nomes dos intervenie­ntes. Donald Trump e Vladimir Putin personific­am Ronald Reagan e Erich Honecker.

O primeiro, com esgares tauromáqui­cos, como é muitas das vezes seu apanágio, defendeu veementeme­nte tal prática sanguinári­a, afirmando que “o touro é um animal de combate”.

Por sua vez, e com muita sensatez, José Pacheco Pereira, afirmou que as touradas são um “retrocesso cultural, fazendo parte da cultura machista”, com algumas fêmeas de permeio, dizemos nós.

Que as touradas são espetáculo­s bárbaros, quase ninguém isso contraria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal