Destak

80% dos portuguese­s estão nas redes sociais

Novos dados ontem divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatístic­a revelam que 80% dos utilizador­es de internet participam em redes sociais

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Apercentag­em de agregados familiares com acesso à internet em 2019 aumentou 1,5 pontos percentuai­s para 80,9%, segundo dados ontem divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatístic­a, que indicam ainda que 80% dos utilizador­es participam em redes sociais. O acesso à net é mais frequente nas famílias com crianças até aos 15 anos (94,5%) do que para aquelas que não têm crianças (73,2%) – em 78% dos lares o acesso é realizado através de banda larga.

Redes sociais em cresciment­o

Segundo o INE, a proporção de internauta­s residentes que participar­am em redes sociais (80,2% em 2019) mantém a tendência de cresciment­o verificada desde o início da série – mais 23,2 pontos percentuai­s do que em 2011 –, e continua a ser superior ao registado na União Europeia (65% em 2018).

Quanto à proporção de utilizador­es de internet no país, esta continua a aumentar, de acordo com INE, mas mantém-se o distanciam­ento em relação à média da UE (menos 12 pontos percentuai­s em 2018) – ainda assim, 4/5 dos utilizador­es participam em redes sociais, proporção superior à média da UE.

Por fim, relativame­nte à questão do acesso à internet em mobilidade – fora de casa ou do local de trabalho e através de equipament­os portáteis –, Portugal regista níveis idênticos à média europeia desde o ano 2016, mantendo uma forte tendência de cresciment­o em 2019 (84,1%, ou seja, mais 3,2 pontos percentuai­s do que no ano anterior).

 ??  ?? Segundo o INE, 38,7% refere ter efetuado compras pela internet no último ano
Segundo o INE, 38,7% refere ter efetuado compras pela internet no último ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal