Destak

Regras de segurança das praias reforçadas em 2020

-

Cumprindo mais um ano de parceria entre o ISN – Instituto de Socorros a Náufragos e o jornal Destak, voltamos a escrever aos nossos caros leitores sobre um assunto da maior importânci­a para todos os cidadãos que frequentam os espaços balneares portuguese­s.os locais apropriado­s para banhos em 2020, foram definidos através da Portaria nº 136/2020, do dia 4 de junho, que identifica as águas balneares costeiras e de transição e as águas balneares interiores, fixando as respetivas épocas balneares, e a qualificaç­ão, como praias de banhos, das praias marítimas e das praias de águas fluviais e lacustres, em território nacional, procedendo ainda à identifica­ção das praias em que o uso é limitado.

Sendo as praias locais a que, de um modo geral, associamos atividades económicas, mas também de lazer e diversão, será, no entanto, necessário observar um conjunto de conselhos e cuidados básicos que devem ser tomados por todos os cidadãos com vista a tornar a utilização das praias marítimas e fluviais, assim como das piscinas de uso público, numa atividade segura para si e para os outros. Na situação que estamos a passar, provocada pela pandemia da covid-19, foram definidas novas regras e procedimen­tos a ter em consideraç­ão na utilização destes espaços, de forma a não colocar em risco a estratégia adotada no controlo da pandemia ao mesmo tempo que não se veda a utilização dos espaços marítimos aos cidadãos.

Selecionám­os, por esse motivo, alguns dos principais conselhos que deve ter em conta na preparação da ida à praia e durante a permanênci­a nos espaços balneares:

Antes de ir à praia: verificar a taxa de ocupação do areal nas praias desejadas, consultand­o as ‘apps’ Infopraia ou Praia em Direto. Esta consulta permite optar por praias que tenham um grau de ocupação mais baixo (até 1/3 da sua capacidade de carga), assinalada­s a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade da água. Quando verificar um nível elevado de ocupação (assinalada­s a amarelo quando estejam ocupadas em 2/3 da sua capacidade ou a vermelho quando estejam na sua lotação máxima) procure outra praia da sua conveniênc­ia.

Nos acessos à praia: usar calçado, circular sempre pela direita, seguindo as indicações que possam existir no chão, e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo. Na praia: preservar a distância de segurança (1,5 metros) aos outros utentes, quer no areal, quer na água. Na praia: é proibida a prática de desportos de grupo (jogar à bola, raquetes, vólei, entre outros).

Nos espaços concession­ados (bares, esplanadas e instalaçõe­s sanitárias): usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança. Deve ainda ser assegurado o cumpriment­o das recomendaç­ões definidas pela DGS por parte de trabalhado­res e utentes destes locais. Na saída da praia: não deixar nenhum tipo de resíduo na praia, devendo os artigos usados na segurança própria de cada cidadão ser acondicion­ados e colocados nos contentore­s respetivos

Na próxima semana abordaremo­s a nova sinalética sobre ocupação das praias

(máscaras e luvas são sempre depositado­s nos contentore­s de lixos indiferenc­iados).

Estas recomendaç­ões fazem parte de uma campanha de sensibiliz­ação sobre segurança balnear promovida pelo Governo e concebida pela Fundação Vodafone Portugal com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e da Autoridade Marítima Nacional, através do

ISN. Os conteúdos da campanha apelam ao dever cívico de todos os cidadãos no cumpriment­o das regras de segurança emanadas da Direção-geral da Saúde. Informação complement­ar sobre esta campanha pode ser encontrada no portal na Internet da Agência Portuguesa do Ambiente e da Autoridade Marítima Nacional, através dos endereços eletrónico­s: http://apambiente.pt e http://www.amn.pt.

Na próxima semana abordaremo­s a temática da nova sinalética sobre ocupação das praias.

Boas férias, bom verão, bons banhos… sempre em segurança!

O ISN e o recomendam: frequente praias vigiadas e tenha um verão mais seguro!

 ??  ??
 ??  ?? Pandemia trouxe a necessidad­e de rever as regras de segurança nas praias
Pandemia trouxe a necessidad­e de rever as regras de segurança nas praias
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal