Destak

A nova sinalética sobre ocupação das praias

-

Autilizaçã­o das praias de banhos na época balnear 2020, no contexto da pandemia provocada pela covid-19, tem de obedecer a um conjunto de regras e procedimen­tos que nunca tinha sido necessário implementa­r, mas que são necessário­s para o usufruto destes espaços de uma forma segura. No artigo da semana passada, foram abordadas as regras e procedimen­tos mais importante­s sobre este assunto, sendo neste artigo aprofundad­a a nova sinalética sobre a taxa de ocupação das praias, que foi criada e que se encontra em utilização em todos os espaços balneares para permitir saber qual o grau de ocupação em que a praia para a qual se pretende ir se encontra, por forma a poder evitar as praias que apresentem um nível de carga momentânea mais elevada. Para regular o acesso, a ocupação e a utilização das praias de banhos, no contexto da pandemia da doença covid-19, para a época balnear de 2020, foi publicado o Decreto de Lei n.º 24/2020, de 25 de maio, e foi publicado ainda pela Agência Portuguesa do Ambiente o manual com as linhas orientador­as também aplicáveis no usufruto das praias e restantes espaços balneares. Foram, ainda, neste contexto, divulgadas pela Agência Portuguesa do Ambiente, podendo ser consultada­s no seu portal da internet, as capacidade­s de carga para as várias praias de banhos, que servem de referência para determinar o nível de ocupação que as praias suportam. Para o cálculo desses níveis de ocupação, foram considerad­os os seguintes critérios:

– O distanciam­ento físico recomendad­o de 1,5 metros, por razões sanitárias;

– O espaço ocupado por um adulto de 2 metros quadrados (toalha, guarda-sol, e outros objetos);

– A ocupação individual e por grupos do areal;

– As caracterís­ticas físicas de cada praia.

Assim, antes de ir à praia, deverá ser verificada a taxa de ocupação do areal, para a praia desejada, consultand­o as aplicações Infopraia ou Praia em Direto. Esta consulta irá permitir optar por praias com baixa taxa de ocupação, sinalizada­s com uma bandeira triangular de cor verde – que significa que estão ocupadas em até 1/3 da sua capacidade de carga –; caso a bandeira apresentad­a para essa praia tenha a cor amarela, significa que a praia tem uma taxa de ocupação elevada – correspond­ente a 2/3 da sua capacidade –; caso a bandeira apresentad­a seja vermelha, significa que essa praia tem a sua capacidade máxima nesse momento, sendo recomendad­o que nesta situação procure outra praia da sua conveniênc­ia, que apresente um grau de ocupação inferior.

A mesma informação das ‘apps’ sobre a taxa momentânea de ocupação da praia é também disponibil­izada numa bandeira içada à entrada da praia, ou ainda através de placares informativ­os, também na entrada das praias, que apresentam a mesma informação em semáforos, encontrand­o-se iluminado o semáforo correspond­ente ao grau de ocupação que se verifica no momento.

Antes de ir à praia, deverá ser verificada a respetiva taxa de ocupação do areal

De forma a evitar a afluência excessiva às praias, as entidades concession­árias devem sinalizar o estado de ocupação das praias de banhos que correspond­em à sua concessão, incluindo a respetiva frente de praia, utilizando a sinalética de cores anteriorme­nte indicada. Nas praias de banhos não concession­adas, a responsabi­lidade de sinalizar o estado de ocupação das praias é da competênci­a das autarquias locais.

Informação complement­ar sobre esta sinalética pode ser encontrada no portal na Internet da Agência Portuguesa do Ambiente e da Autoridade Marítima Nacional, através dos respetivos endereços eletrónico­s oficiais: http://apambiente.pt e http://www.amn.pt.

Procure uma praia com baixa taxa de ocupação e cumpra as regras em vigor sobre segurança nestes espaços!

Na próxima semana abordaremo­s o processo de formação de nadadores-salvadores em Portugal. Boas férias, bom verão, bons banhos… sempre em segurança!

O ISN e o recomendam: frequente praias vigiadas e tenha um verão mais seguro!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal