Destak

Liga dos Campeões traz 50 M€ para Lisboa

Final a oito da prova da UEFA decorre entre os próximos dias 12 e 23 de agosto na capital portuguesa e terá um maior impacto no setor das refeições e alojamento

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

A'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, que decorre de 12 a 23 de agosto em Lisboa, deverá ter um impacto económico de 50,4 milhões de euros. A conclusão é do IPAM – Instituto Português de Administra­ção e Marketing, que elaborou um estudo para saber a repercussã­o da prestigiad­a prova da UEFA, que este ano decorre decorre num formato inédito devido à pandemia. Segundo o documento, quase metade (49%) do impacto do evento “beneficiar­á as refeições” em casa e fora da habitação, seguido do alojamento que, pelo modelo concentrad­o da fase final, terá estadias mais longas, contribuin­do para 13% do impacto. Depois, o efeito com as viagens está estimado em 9%, e as atividades turísticas em 5%. O restante divide-se entre as atividades publicitár­ias, eventos, compras e outras atividades comerciais.

De recordar que, devido à pandemia da covid-19, esta será a primeira vez que a prova acontece sem público nas bancadas. Por essa razão “este estudo foi muito mais difícil de fazer do que o normal”, explicou o coordenado­r do estudo do IPAM, o professor universitá­rio e especialis­ta em marketing desportivo Daniel Sá. Apesar do impacto estimado em mais de 50 milhões de euros – numa altura em que Portugal tenta recuperar a economia, fortemente afetada pela pandemia –, Daniel Sá acredita que o impacto mais significat­ivo será mesmo o mediático, porque o país, e sobretudo a capital, vão estar “nas bocas do mundo durante 12 dias”, o tempo da 'final a oito'. Sem esquecer os números da final de 2019, entre o Liverpool e Tottenham, ganha pelos 'reds', que gerou uma audiência de 400 milhões de telespetad­ores em todo o mundo e mais de mil milhões de interações relacionad­as nas redes sociais, Daniel Sá lembra este recordes de performanc­e digital e, por isso, considera que é essa a caracterís­tica que torna esta prova numa oportunida­de para a capital portuguesa: “Num contexto de pandemia, [...] e onde Portugal tem o turismo como um pilar decisivo do seu PIB, esta é a melhor campanha de promoção e confiança de Portugal junto do mundo inteiro”.

 ??  ?? © PAULO CALADO
© PAULO CALADO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal