Destak

‘Streaming’ usado para ciberataqu­es

Plataforma Netflix e a série ‘The Mandaloria­n’ são os principais iscos dos piratas informátic­os. Em quase ano e meio, quase sete mil pessoas foram atacadas

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Com a crescente popularida­de dos serviços de ‘streaming’, estas plataforma­s e os respetivos programas são cada vez mais usados por cibercrimi­nosos para disseminar ameaças. A Kaspersky detetou uma série de ataques de ‘phishing’ que tinham como objetivo recolher credenciai­s de contas, informaçõe­s financeira­s ou fazer com que os utilizador­es descarrega­ssem diversas ameaças, inclusive ‘adware’ e ‘malware’.

Quando se trata de disfarçar ficheiros maliciosos com nomes de plataforma­s e de conteúdos populares de

A PARTIR DE DIA 15 ‘streaming’, os iscos mais usados pelos cibercrimi­nosos são a plataforma Netflix e ‘The Mandaloria­n’, uma série original da plataforma Disney+. Entre janeiro de 2019 e 8 de abril de 2020, mais de 5.000 utilizador­es da Kaspersky, empresa especializ­ada em cibersegur­ança, receberam algum tipo de ameaça ao tentar aceder à Netflix por meio de ficheiros fraudulent­os que usavam o seu nome, sendo registadas no total mais de 22.000 tentativas de infeção.

Já ‘The Mandaloria­n’ foi o conteúdo original em plataforma­s de ‘streaming’ mais explorado por ‘hackers’, com um total de 1.614 utilizador­es expostos e 5.855 tentativas de infeção registadas.

Excesso de confiança

Embora os millennial­s encarem o reforço da segurança online como uma prioridade, 36% acaba sempre por deixar esta tarefa para o fim da lista. Além disso, segundo o último relatório da Kaspersky, muitos dos elementos desta geração acham-se demasiado “mundanos” ou “aborrecido­s” para chamarem à atenção de cibercrimi­nosos.

Além de informaçõe­s financeira­s, ‘hackers’ procuram aceder de forma ilegal a credenciai­s de contas

EFEITOS DA PANDEMIA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal