Es­tu­dan­tes vol­tam às ru­as pe­lo cli­ma

Mo­bi­li­za­ção acon­te­ce ho­je em Lis­boa, Avei­ro, Coim­bra e Por­to, mas tam­bém es­tão agen­da­das ações de pro­tes­to di­gi­ta pa­ra o Al­gar­ve e Cal­das da Rai­nha

Destak - - ATUALIDADE - RE­DA­ÇÃO re­da­cao@des­tak.pt

Oes­tu­dan­tes por­tu­gue­ses vol­tam ho­je a sair ás ru­as de uma de­ze­na de ci­da­des do país pa­ra exi­gir so­lu­ções pa­ra a cri­se do cli­ma. Além dos pro­tes­tos nas ru­as de ci­da­des co­mo Lis­boa, Por­to, Avei­ro, Coim­bra e Évo­ra, es­tão pre­vis­tos pro­tes­tos di­gi­tais, no­me­a­da­men­te pa­ra o Al­gar­ve e Cal­das da Rai­nha. Pe­la sex­ta vez a acon­te­cer em Por­tu­gal – de­pois do im­pac­to que te­ve o mo­vi­men­to cri­a­do pe­la ati­vis­ta su­e­ca Gre­ta Thun­berg, Fri­day´s for Fu­tu­re –, es­ta se­rá a pri­mei­ra vez que o pro­tes­to não se cha­ma gre­ve, mas “mo­bi­li­za­ção cli­má­ti­ca”, por­que pe­la pri­mei­ra vez não faz um ape­lo aos alu­nos pa­ra que fal­tem as au­las, mas ape­la a ma­ni­fes­ta­ções, se­jam elas fí­si­cas ou pro­tes­tos di­gi­tais.

Em de­cla­ra­ções à Lu­sa, a ati­vis­ta por­tu­gue­sa Bi­an­ca de Cas­tro, do mo­vi­men­to Fri­day´s for Fu­tu­re, ex­pli­cou que o fo­co da mo­bi­li­za­ção cli­má­ti­ca não pas­sa ape­nas pe­los jo­vens, mas por to­da a so­ci­e­da­de ci­vil, e sa­li­en­tou que a men­sa­gem prin­ci­pal des­tas ini­ci­a­ti­vas pas­sa por apon­tar “as fra­gi­li­da­des do sis­te­ma”, que con­du­zi­ram não só a uma cri­se cli­má­ti­ca, mas tam­bém so­ci­al, eco­nó­mi­ca e de saú­de pú­bli­ca. Ini­ci­a­ti­va pre­ten­de ain­da exi­gir a re­qua­li­fi­ca­ção de tra­ba­lha­do­res

PAN­DE­MIA

De­vi­do à pan­de­mia de co­vid-19, os ati­vis­tas não es­pe­ram gran­des ma­ni­fes­ta­ções co­mo no pas­sa­do

e a cri­a­ção de “em­pre­gos pú­bli­cos jus­tos”.

De­vi­do à pan­de­mia de co­vid-19, a jo­vem ati­vis­ta am­bi­en­tal diz não es­pe­rar gran­des ma­ni­fes­ta­ções co­mo acon­te­ceu no pas­sa­do, mas con­si­de­ra que a ini­ci­a­ti­va va­le pe­las men­sa­gens po­lí­ti­cas que lhe es­tão ine­ren­tes.

Por fim, de lem­brar que es­tá já a ser de­ba­ti­da pe­lo mo­vi­men­to Fri­day´s for Fu­tu­re uma da­ta pa­ra a re­a­li­za­ção da pró­xi­ma ini­ci­a­ti­va.

Ape­sar dos tem­pos atu­ais, a ju­ven­tu­de não de­sis­te de lu­tar por um pla­ne­ta me­lhor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.