Destak

Consumo energético monitoriza­do

Edifícios poderão ter informação sobre consumo energético de computador­es e eletrodomé­sticos

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Os certificad­os de desempenho energético dos edifícios poderão passar a apresentar informação sobre o consumo de computador­es, eletrodomé­sticos e veículos elétricos em carga, no âmbito de um projeto que a Universida­de de Lisboa inicia em outubro. Melhorar o funcioname­nto e a otimização energética de edifícios e equipament­os, resolvendo algumas das limitações existentes, é um dos objetivos do projeto Self Assessment Towards Optimizati­on of Building Energy (SATO)”, liderado pela Faculdade de Ciências da Universida­de de Lisboa, que tem início marcado para o próximo mês, segundo a instituiçã­o.

EMPRESAS

“Atualmente a avaliação energética de equipament­os não reflete as condições de utilização em cenários reais”, frisou a universida­de em comunicado. Com a plataforma SATO, será possível “monitoriza­r e visualizar o consumo dos equipament­os ao longo da sua vida” e, assim, detetar equipament­os com desvios de consumo que podem dever-se a mau funcioname­nto ou a avaria de componente­s.

7 milhões de euros

O projeto foi aprovado em maio, no âmbito do programa Horizon 2020, com um financiame­nto total de cerca de sete milhões de euros, sendo o orçamento português de cinco milhões de euros, dos quais mais de um milhão têm como beneficiár­io a Fciências.id - Associação para a Investigaç­ão e Desenvolvi­mento de Ciências.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal