Destak

Venda de carros elétricos em alta

Estudo da Federação Europeia de Transporte e Ambiente refere que no primeiro semestre do ano 11% dos carros vendidos em Portugal são elétricos

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Portugal é o quinto país da Europa onde se vendem mais elétricos, no total de carros vendidos. De acordo com um novo estudo da Federação Europeia de Transporte e Ambiente, no primeiro semestre do ano 11% dos carros vendidos no nosso país eram elétricos, com os híbridos e os 100% elétricos a ocuparem um espaço semelhante no mercado automóvel (cerca de 6% cada um no total das vendas). O relatório Mission (almost) accomplish­ed – em tradução livre, Missão (quase) cumprida –, divulgado ontem pela associação ambientali­sta Zero, à frente de Portugal na venda de carros elétricos estão apenas os Países Baixos (13%), Finlândia (15%) e Suécia (26%). Destaque ainda para a Noruega, que ocupa o primeiro lugar na venda de carros elétricos com 68%.

Para os ambientali­stas, a representa­tividade dos carros elétricos no mer

Noruega é o único da Europa em que os elétricos são mais de metade do total de carros vendidos

cado automóvel deve-se, sobretudo, a um regime de tributação favorável e da boa rede de infraestru­turas de carregamen­to, fator que a Zero considera que tem afetado de forma negativa a compra destes veículos em Portugal.

Desempenho de CO2

O documento divulgado pela associação ambientali­sta faz ainda referência ao desempenho de dióxido de carbono (CO2) nas vendas de automóveis de passageiro­s na Europa. Relativame­nte

ao período homólogo do ano passado, a média europeia no primeiro semestre passou de 122 gco2/km para 111 gco2/km em 2020, a maior descida desde os regulament­os estabeleci­dos em 2008.

 ??  ?? Tributação favorável e infraestru­turas de carregamen­to são fundamenta­is
Tributação favorável e infraestru­turas de carregamen­to são fundamenta­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal