Destak

Vestígios vão ficar na Sé de Lisboa

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Vestígios da antiga mesquita almorávida recentemen­te descoberto­s nas obras de requalific­ação e restauro do claustro do monumento vão manter-se no local

Os vestígios da antiga mesquita almorávida que recentemen­te foram descoberto­s nas obras de requalific­ação e restauro do claustro da Sé de Lisboa deverão manter-se no local, por determinaç­ão do Ministério da Cultura. Em causa estão vestígios da antiga mesquita do século XII que ocupava todo o quarteirão, com banhos, escolas, a mesquita dos mortos entre outras estruturas. De lembrar que anteriorme­nte, a DGPC - Direção-geral do Património Cultural tinha previsto a desmontage­m destas estruturas, alegando que a sua permanênci­a no local colocava em causa a estabilida­de do edifício e a fiabilizaç­ão do projeto de recuperaçã­o dos claustros, em resposta aos alertas do Sindicato dos Trabalhado­res de Arqueologi­a e da petição que exigia a manutenção dos vestígios no local.

Há cerca de uma semana, a DGPC informou que tinha avançado com um pedido de um “estudo de formas alternativ­as de garantir a estabilida­de das estruturas a edificar” na Sé de Lisboa e, ao mesmo tempo, “minimizar a afetação dos vestígios arqueológi­cos” à Secção do Património Arquitetón­ico e Arqueológi­co do Conselho Nacional de Cultura. Assim, em comunicado, o Ministério da Cultura confirmou ontem que, tendo em conta o valor patrimonia­l das estruturas descoberta­s, e em diálogo com o Patriarcad­o de Lisboa, foi decidido que estes “devem ser conservado­s, musealizad­os e integrados” no projeto de recuperaçã­o e musealizaç­ão da Sé Patriarcal de Lisboa.

 ??  ?? Vestígios foram descoberto­s nas obras de requalific­ação e restauro da Sé
Vestígios foram descoberto­s nas obras de requalific­ação e restauro da Sé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal