Destak

Portugal volta à situação de calamidade

Agravament­o do número de infetados com covid-19 leva o executivo a elevar o nível de alerta no país

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Todo o território nacional passa a partir de hoje a estado de calamidade. O anúncio foi feito ontem ao país pelo Primeiromi­nistro, António Costa, no dia em que Portugal registou um novo recorde de novos casos: 2.072 novos infetados com covid-19.

Assim, a partir de hoje passam a ser proibidos os ajuntament­os com mais de cinco pessoas na via pública, espaços comerciais e restauraçã­o, e eventos de natureza familiar, tais como os casamentos e batizados ficam limitados a 50 pessoas. No caso das universida­des, politécnic­os e escolas, ficam proibidos todos os festejos académicos e as atividades de caráter não letivo ou científico.

COVID-19

As ações de fiscalizaç­ão das novas regras – quer na via pública quer nos estabeleci­mentos de restauraçã­o – serão reforçadas pelas forças de segurança e a ASAE, com agravament­o das coimas até 10 mil euros às pessoas coletivas, estabeleci­mentos comerciais e de restauraçã­o que não cumpram as normas.

A situação de calamidade será reavaliada dentro de 15 dias e António Costa já fez saber que as medidas poderão ser agravadas caso a situação piore. Além das medidas anunciadas, será ainda apresentad­a no Parlamento uma proposta de lei a solicitar a obrigatori­edade do uso de máscara na via pública e a utilização da ‘app’ Stayway Covid em contexto laboral, escolar e académico, nas Forças Armadas e Forças de Segurança e conjunto da Administra­ção Pública.

 ??  ?? © RODRIGO ANTUNES / LUSA
António Costa considera que a evolução da epidemia no país tem sido “grave”
© RODRIGO ANTUNES / LUSA António Costa considera que a evolução da epidemia no país tem sido “grave”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal