Destak

Mais apoios para comprar bicicletas

Através de comunicado conjunto, as associaçõe­s Zero e a MUBI defendem mais apoios e incentivos mais atrativos para a aquisição de bicicletas

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

AZero - Associação Sistema Terrestre Sustentáve­l e a MUBI - Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta defendem maiores apoios do Fundo Ambiental e incentivos mais atrativos no próximo Orçamento do Estado para a compra de bicicletas. Através de comunicado conjunto, as duas associaçõe­s sugerem que os incentivos para a compra de bicicletas convencion­ais no país devem ser de 50%, com um aumento do limite máximo para os 200 euros e para um total de 5 mil bicicletas. No caso das bicicletas elétricas, as associaçõe­s concordam que os incenti

COVID-19 vos à sua aquisição devem manter-se nos 50%, mas reclamam um aumento do limite máximo para os 500 euros e um total de 5 mil bicicletas. Zero e a MUBI sugerem ainda um aumento dos incentivos para a compra de bicicletas de carga e apoios para a reparação de até 50 mil bicicletas.

De lembrar que os incentivos à compra de bicicletas convencion­ais em 2020 situam-se nos 10%, até o máximo de 100 euros, e no caso das bicicletas elétricas são de 50%, com um limite de 350 euros. “Fazendo as contas, para usufruir do incentivo de 100 euros (na compra de uma bicicleta convencion­al) é necessário gastar mil euros, valor este que permite optar pela aquisição de uma bicicleta elétrica e obter um incentivo muito superior”, alertam as duas associaçõe­s em comunicado ontem divulgado.

Zero e MUBI elogiaram ainda a iniciativa que está a incentivar a aquisição de veículos de baixas emissões de gases e mais amigos do ambiente – sejam bicicletas ou outros veículos elétricos – na linha de planos e estratégia­s do Estado no sentido de ter uma mobilidade mais sustentáve­l, e que vai já no quarto ano consecutiv­o.

MAU TEMPO

 ??  ?? Zero e MUPI sugerem também um aumento de incentivos no país para a reparação de até 50 mil bicicletas
Zero e MUPI sugerem também um aumento de incentivos no país para a reparação de até 50 mil bicicletas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal