Destak

Bruxelas multa VW e BMW em 875M€

Comissão Europeia multou fabricante­s automóveis após concluir que estes formaram um cartel no domínio da redução das emissões de óxido de azoto

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

AComissão Europeia (CE) multou o grupo Volkswagen (Volkswagen, Audi e Porsche) e a BMW em 875 milhões de euros, após concluir que estes fabricante­s automóveis formaram um cartel no domínio da redução das emissões de óxido de azoto. A investigaç­ão levada a cabo pelo executivo comunitári­o concluiu que estes fabricante­s alemães, assim como a Daimler, infringira­m as regras da União Europeia sobre práticas anticoncor­renciais ao conluiarem sobre desenvolvi­mentos técnicos no domínio do controlo de emissões para os carros a gasóleo entre junho de 2009 e outubro de 2014, não tendo a Daimler sido multada dado ter revelado a existência do cartel a Bruxelas.

Cartel “intoleráve­l”

A CE que todas as partes reconhecer­am o seu envolvimen­to no cartel e concordara­m em resolver o caso através de um acordo, tendo, por isso, o grupo Volkswagen e a BMW visto as respetivas multas serem reduzidas em 10%, cabendo-lhes pagar, respetivam­ente, 502 milhões e 372 milhões de euros.

A vice-presidente executiva responsáve­l pela política de Concorrên

HOMENAGEM cia, Margrethe Vestager, observou que “os cinco fabricante­s de automóveis – Daimler, BMW, Volkswagen, Audi e Porsche – tinham a tecnologia para reduzir as emissões nocivas para além do que era legalmente exigido pelas normas de emissões da União Europeia, mas evitaram competir uns com os outros, não utilizando todo o potencial desta tecnologia para ir além do nível de limpeza legalmente exigido”.

A cerimónia de concessão de honras de Panteão Nacional ao antigo cônsul Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de pessoas do Holocausto, vai realizar-se no dia 5 de Outubro.

“O cartel é intoleráve­l para nós. É ilegal ao abrigo das regras da União Europeia sobre práticas anticoncor­renciais. A concorrênc­ia e a inovação na gestão da poluição automóvel são essenciais para que a Europa possa cumprir as suas ambiciosas metas do Pacto Ecológico. E esta decisão mostra que não hesitaremo­s em tomar medidas contra todas as formas de cartéis que ponham em risco este objetivo”, advertiu ainda Vestager.

SAÚDE

 ??  ?? Para a CE. “a concorrênc­ia na gestão da poluição automóvel são essenciais”
Para a CE. “a concorrênc­ia na gestão da poluição automóvel são essenciais”
 ??  ?? © VÍTOR MOTA
© VÍTOR MOTA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal