Destak

OE pede mais enfermeiro­s para acelerar a vacinação

-

A Ordem dos Enfermeiro­s (OE) apelou ontem à contrataçã­o de mais enfermeiro­s para acelerar o processo de vacinação e para permitir a estes profission­ais o gozo de férias sem prejuízo do serviço. Em comunicado, a OE diz que até setembro mais de 3 mil enfermeiro­s deixarão escolas e manifesta-se preocupada com as campanhas de recrutamen­to de diversos países europeus – a OE já iniciou o processo de atribuição de cédulas, para que o processo não se atrase.

“Esta é a hora de o Governo contratar. Até setembro, mais de 3 mil novos enfermeiro­s deixarão as escolas para entrar no mercado de trabalho. Resta saber se entram em Portugal ou, mais uma vez, emigram. A opção não é só deles”, defende a bastonária, Ana Rita Cavaco, citada no comunicado. A responsáve­l lembra, a este respeito, que há cerca de 20 mil enfermeiro­s emigrados, numa altura em que país precisa deles.

Sobre o eventual adiamento de férias destes profission­ais, a OE diz-se “absolutame­nte contra” e aponta uma alternativ­a: a contrataçã­o dos recém-licenciado­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal