Destak

Museu da Cidade aposta no Romantismo

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Extensão do Romantismo do Museu da Cidade do Porto reabre portas a 27 de agosto, com o herbário de Júlio Dinis, numa homenagem ao escritor portuense

AExtensão do Romantismo do Museu da Cidade do Porto reabre portas a 27 de agosto, com o herbário de Júlio Dinis, numa homenagem ao escritor portuense, este ano figura central da Feira do Livro. “Achamos que era chegado o momento de repensar quer os conteúdos, quer a forma como o espaço se abre àqueles jardins e, portanto, renomeamos como Extensão do Romantismo e abre no dia 27 [de agosto] com o primeiro dia da Feira do Livro”, revelou à Lusa o diretor artístico do Museu da Cidade do Porto, Nuno Faria.

A Extensão do Romantismo está instalada na Quinta da Macieirinh­a, junto aos jardins do Palácio de Cristal, na antiga casa de campo do século XVIII que pertenceu à família Pinto Basto. O edifício abriu como núcleo museológic­o em 1972, como Museu do Romântico, com o intuito de mostrar o ambiente de casa burguesa de Oitocentos, período caracterís­tico no Porto.

Nova vida

Depois da intervençã­o arquitetón­ica de Camilo Rebelo, e de obras de restauro em algumas importante­s peças da coleção, a Extensão do Romantismo reabriu portas em 2017 e renasce agora, em 2021, com um novo projeto museológic­o em torno da ideia de romantismo e do seu impacto e influência na cidade do Porto. Cruzam-se também na Extensão do Romantismo o eixo sonoro e o eixo natureza, pela integração numa zona verde composta pelos Jardins do Palácio de Cristal e pelos Jardins da Casa Tait, e uma ampla vista sobre o rio e o mar.

A edição 2021 da Feira do Livro do Porto, que regressa aos jardins do Palácio de Cristal, realiza-se entre 27 de agosto e 12 de setembro.

 ??  ?? Período do Romantismo marcou especialme­nte a cidade do Porto no séc. VIII
Período do Romantismo marcou especialme­nte a cidade do Porto no séc. VIII

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal